Secções
  Entrada CPES Notícias & Eventos Notícias INESC TEC participa no novo projeto Europeu InteGrid na área das Smart Grids
Acções do Documento

INESC TEC participa no novo projeto Europeu InteGrid na área das Smart Grids

Nos dias 12 e 13 de janeiro, teve lugar, em Lisboa, a reunião de arranque do Projeto Europeu InteGrid, coordenado pela EDP Distribuição e aprovado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Europeu Horizonte 2020, com um orçamento de 15 milhões de euros e duração de 42 meses.

Este projeto assume como objetivo desenvolver e demonstrar em ambiente real, em Portugal, Suécia e Eslovénia, soluções inovadoras de gestão da rede de distribuição e novos serviços energéticos com elevada escalabilidade e replicabilidade, envolvendo os cidadãos, comunidades e empresas.

A participação do INESC TEC divide-se pelo Centro de Sistemas de Energia (CPES) e o Laboratório de Software Confiável (HASLAB).

O CPES é o coordenador técnico do projeto e tem uma participação ativa nas atividades relacionadas com novas ferramentas para gestão da rede elétrica e criação de modelos de negócio inovadores para clientes do setor industrial e doméstico.

A participação do HASLAB está focada no desenvolvimento de uma nova plataforma de mercado, em conjunto com a SAP, com o objetivo de estimular o aparecimento de novos modelos de negócio na área de gestão de dados, na exploração da flexibilidade no consumo de energia elétrica e na eficiência energética.  

Do projeto fazem parte por 14 parceiros de oito países europeus (Portugal, Alemanha, Espanha, Suécia, Holanda, Áustria, Eslovénia e Reino Unido), que cobrem toda a cadeia de valor, com operadores de redes de distribuição, comercializadores, empresas de TIC, consumidores industriais, PME e instituições de I&D, em colaboração com os organismos relevantes ao nível nacional e da União Europeia.

Em Portugal, entre os parceiros associados, destacam-se a EDP Distribuição, o Center for New Energy Technologies (CNET), o INESC TEC, as Águas de Portugal, a DNV GL e a SAP.

INESC TEC, janeiro de 2016

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.