Secções
  Entrada CPES Notícias & Eventos Notícias INESC TEC participa em projeto sobre interligações elétricas entre o Sul da Europa e o Norte de África
Acções do Documento

INESC TEC participa em projeto sobre interligações elétricas entre o Sul da Europa e o Norte de África

O Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC arrancou este mês com o projeto MedTSO. O projeto tem como objetivo avaliar da viabilidade e o impacto técnicos da construção de várias interligações elétricas entre o Sul da Europa e o Norte de África.

O estudo prevê avaliar interligações em cabo submarino e por terra, em dois corredores principais. No caso do corredor leste, estudar-se-ão interligações da zona leste da Europa envolvendo interligações entre o Egito e a Turquia e os Balcãs através de cabo submarino e por terra. No corredor oeste, estudar-se-ão interligações entre Portugal e Espanha com Marrocos e Argélia e Itália com a Argélia e Tunísia.

As interligações a implementar podem ser desenvolvidas em Corrente Alternada ou Corrente Contínua e podem exigir o reforço da infraestrutura de rede em terra em vários países, em particular na zona dos Balcãs.

Todos estes aspetos vão ser avaliados para vários cenários de produção e consumo de eletricidade na bacia do Mediterrâneo.

Os investigadores do INESC TEC responsáveis por este projeto, que foi assinado com a Associação de Operadores de Redes de Transporte de Eletricidade da bacia Mediterrânica - MedTSO, são Leonel Carvalho e João Peças Lopes.

 Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.