Secções
  Entrada CPES Notícias & Eventos Notícias INESC TEC organiza simpósio internacional sobre Dinâmica e Controlo de Sistemas Elétricos de Energia
Acções do Documento

INESC TEC organiza simpósio internacional sobre Dinâmica e Controlo de Sistemas Elétricos de Energia

Espinho foi o local escolhido pelo INESC TEC para acolher o 10th Bulk Power Systems Dynamics and Control Symposium – IREP’2017, dedicado ao tema “The Power System of the Future: Global Dynamics arising from Distributed Actions”, que decorreu entre os dias 27 de agosto e 1 de setembro.

O evento acolheu participantes de 24 países de 4 continentes, num programa que incluiu mais de 70 apresentações técnicas. Estiveram presentes 123 participantes - investigadores, e quadros superiores de empresas do setor elétrico de vários países. Tratou-se de um evento de muito alto nível, que reuniu os investigadores mais reputados a nível mundial no domínio do comportamento dinâmico de sistemas elétricos.

O primeiro dia contou com a presença de António Albino Marques, Diretor de Operação de Sistemas da REN, numa conferência de abertura que trouxe o tema “Operation of a power system with a large share of renewable sources”. Esta apresentação mostrou a evolução do sistema elétrico português nos últimos 10 anos, com destaque para a partilha de energia renovável mediante a capacidade atual instalada. O orador deu também a conhecer os maiores desafios e riscos destes sistemas, bem como os processos adotados para lidar com os problemas, através de exemplos reais.

A organização do evento esteve a cargo do Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC, nomeadamente João Peças Lopes (Chair da Conferência), Manuel Matos, Jorge Pereira, André Madureira, Bernardo Silva, Carlos Moreira, Helena Vasconcelos e Paula Castro.

A conferência foi patrocinada pela EFACEC Power Solutions e pela REN – Redes Energéticas Nacionais.

Esta iniciativa internacional arrancou em 1988 e tem sido gerida desde 1994 pelo International Institute of Research and Education in Power System Dynamics (IREP), tendo já organizado o evento em: EUA (1988, 1991 e 2007), Suíça (1994), Grécia (1998), Japão (2001), Itália (2004), Brasil (2010) e Grécia (2013).

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UP-FEUP e à UP-FEP. 

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.