Secções
  Entrada CPES Notícias & Eventos Notícias INESC TEC organiza curso de formação avançada na área de gestão de risco em sistemas elétricos de energia
Acções do Documento

INESC TEC organiza curso de formação avançada na área de gestão de risco em sistemas elétricos de energia

O Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC organizou, no âmbito do consórcio EES-UETP (Eletric Energy Systems – University Enterprise Training Program), o curso de formação avançada “Risk Management in Power Systems: from Theory to Practice” que teve lugar nos dias 15, 16 e 17 de junho no edifício sede do INESC TEC.

Tendo como objetivo proporcionar formação avançada no domínio da gestão de risco e incerteza associada à produção de base renovável em sistemas elétricos de energia, o curso contou com a participação de vários formadores internacionais, bem como elementos do CPES.

Foram abordados diversos aspetos teóricos e práticos em sistemas de energia, nomeadamente como fixar e monitorizar as necessidades de reserva operacional a curto e longo prazo, planeamento da rede de transmissão, dynamic line rating e operação de sistemas elétricos isolados. Por fim, também foram abordados tópicos emergentes, tais como mercados de eletricidade estocásticos e integração de recursos energéticos distribuídos (como por exemplo gestão ativa da procura) em redes de distribuição. 

A formação contou com 18 participantes, sendo relevante destacar a presença de dois elementos da Universidade da Califórnia em Berkeley (E.U.A.), um elemento da Iberdrola (Espanha) e outro do CESI - Testing Consulting Engineering Environment (Itália). Os restantes participantes pertenciam a várias universidades europeias.

A organização desta formação esteve a cargo de Ricardo Bessa e Manuel Matos, ambos dos CPES.

Os investigadores mencionados no corpo da notícia têm vínculo à UP-FEUP e ao INESC TEC.

INESC TEC, junho de 2016

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.