Secções
  Entrada CPES Notícias & Eventos Notícias INESC TEC desenvolve e operacionaliza funcionalidades inovadoras para EDP Distribuição
Acções do Documento

INESC TEC desenvolve e operacionaliza funcionalidades inovadoras para EDP Distribuição

O Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC iniciou no mês de agosto, no âmbito do Projeto Europeu evolvDSO, uma demonstração em ambiente real de duas funcionalidades inovadoras para gestão da rede elétrica de distribuição.

A primeira funcionalidade permite estimar a flexibilidade de uma rede de distribuição operada pela EDP Distribuição no ponto de interligação com a rede de transporte (operada pela REN – Redes Energéticas Nacionais). Encontra-se implementada numa ferramenta chamada Interval Constrained Power Flow, que considera a flexibilidade de diferentes recursos energéticos distribuídos, nomeadamente sistemas de armazenamento, consumidores flexíveis e outros ativos da rede (por exemplo, baterias de condensadores). Esta ferramenta despertou o interesse da Enedis (operador da rede de distribuição de França) e encontra-se igualmente em fase de testes e demonstração.

A segunda funcionalidade permite otimizar e controlar os recursos da rede de distribuição de forma a minimizar a faturação de energia reativa do operador da rede. Encontra-se implementada numa ferramenta chamada Sequential Optimal Power Flow, contribuindo para uma redução dos custos operacionais, resultando em benefícios para os consumidores e numa melhoria da qualidade de serviço.

Ambas as ferramentas recebem previsões de consumo e produção renovável fornecidas por um algoritmo desenvolvido pelo INESC TEC e encontram-se operacionais para duas redes de distribuição na região norte e sul do país.

Durante o processo de conceptualização, desenvolvimento e operacionalização, a equipa de investigação do CPES envolveu vários investigadores, mais concretamente Jean Sumaili, Jorge Pereira, João Silva, André Silva, Ricardo Bessa, Luís Seca, Manuel Matos, Nuno Fonseca, Filipe Oliveira e Dewan Fayzur. A gestão do grande volume de dados envolveu a colaboração do investigador Pedro Ribeiro do Cento de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: INESC TEC, UP-FEUP.

INESC TEC, setembro de 2016

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.