Secções
  Entrada CPES Notícias & Eventos Notícias INESC TEC desenvolve sistema de previsão de produção solar único no mercado
Acções do Documento

INESC TEC desenvolve sistema de previsão de produção solar único no mercado

O Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC concluiu, no mês de março, o projeto PREVSol (PREVisão da Produção de Energia Elétrica de Base SOLar), onde o objetivo era criar um sistema de previsão de produção solar.

Desenvolvido em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e promovido pela empresa Prewind Lda., o PREVSol baseou-se no desenvolvimento e operacionalização de algoritmos estatísticos e elétricos inovadores para previsão pontual e da incerteza da produção solar, considerando um horizonte temporal máximo de uma semana. Foi ainda desenvolvida uma ferramenta de apoio à decisão na programação das tarefas de manutenção de uma instalação de produção solar.

O produto final gera atualmente previsões operacionais para uma potência de 16 kW correspondente aos painéis fotovoltaicos no edifício do INESC TEC (http://prevsol.prewind.eu/) e parques solares localizados em Portugal e Espanha. Este produto é inteiramente novo no mercado e permite à Prewind Lda. aumentar o número de clientes dos serviços de previsão e promover a sua internacionalização.

Com a duração de 15 meses, o trabalho, que contou com o financiamento do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) do QREN, foi desenvolvido por Ricardo Bessa, Jorge Filipe, Dewan Fayzur e Jean Sumaili, colaboradores do CPES.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto.

INESC TEC, abril de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.