Secções
  Entrada CPES Notícias & Eventos Nós na Imprensa Mobilidade Elétrica é estratégica
Acções do Documento

Mobilidade Elétrica é estratégica

Com o projeto piloto Mobi-e, Portugal foi precursor na Mobilidade Elétrica, tendo conseguido desenvolver um cluster industrial de fabricantes de carregadores lentos e rápidos, no qual se destacam a Efacec e a Magnum Cop. Estas empresas têm conseguido exportar uma parte importante do sua produção, tendo-se tomado uma referência internacional nesta área.

O ritmo de adoção de veículos elétricos (VE), no entanto, tem sido relativamente lento, nomeadamente quando comparado com países como a Noruega em que existem já 50 000 VE, embora a população seja metade da nossa. Este nível de adoção foi conseguido graças à descriminição positiva dos VE, quer ao nível dos impostos, quer pela possibilidade de poderem circular livremente na faixa de bus e estacionar sem custos nas cidades. Seria agora importante que Portugal fizesse o balanço do projeto piloto Mobi-e e, com a experiência adquirida, definir um caminho que assegure o desenvolvimento sustentável da mobilidade elétrica no nosso País.
No caso da EDP, a empresa participou no projeto piloto Mobi-e, que lhe garantiu um grande conhecimento sobre este tema. Para nós, a mobilidade elétrica tem uma relação estreita com as “smartgrids” e nesse sentido tem garantido que o projeto lnovGrid assegure toda a funcionalidade necessória à mobilidade elétrica. Por forma a assegurar que o projeto lnovGrid poderá, no futuro, satisfazer as funções mais avançadas, como o “smart charging” e o V2G (utilizar as baterias dos veículos elétricos para armazenar energia elétrica em horas em que a energia é barato e devolvê-la à rede quando os preços o justificarem). A EDP apoia igualmente o laboratório REIVE (Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos), do INESC TEC, no qual estes conceitos estão a ser desenvolvidos.

ENERGY2MOVE

No sentido de promover a mobilidade elétrica em Portugal, a EDP lançou em 2014 a oferta comercial Energy2Move que comporta um conjunto sgnificativo de vantagens para o proprietário de um veículo elétrico. É o caso do tarifário especial 100% verde e dual, assegurando o carregamento dos veículos elétricos em casa, à noite, de forma mais económica. Além disso, a EDP oferece, sem custo adicional, a instalação de um posto de carregamento para o veículo elétrico. Por fim, o empresa oferece um ano de eletricidade paro carregar o veículo elétrico (400EUR). Oferta válida para os primeiros 500 clientes que comprarem veículos elétricos de uma das 12 marcas automóveis com os quais a EDP tem parceria.
Do ponto de vista da EDP, a adesão à mobilidade elétrica faz todo o sentido no plano económico e ambiental até porque Portugal é hoje, a nível mundial, um exemplo de produção de energias limpas. Em 2014, por exemplo, a energia elétrica com origem renovável representou 62% do total produzido durante o ano. Desta, tipicamente 50% tem origem hidríca e 50% origem eólica. Frequentemente, em horas noturnas, a energia renovável cresce em percentagem.

Turbo, 1 de junho de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.