Secções
  Entrada CPES Notícias & Eventos Nós na Imprensa Europa investe 26,4 milhões na integração de fontes renováveis (Jornal Económico)
Acções do Documento

Europa investe 26,4 milhões na integração de fontes renováveis (Jornal Económico)

O projeto Sysflex junta 34 instituições, três das quais portuguesas, de 14 países, que vão identificar e avaliar os desafios técnicos das renováveis.

A Comissão Europeia quer que até 2030, pelo menos, 50% da energia existente na Europa seja proveniente de fontes renováveis, maioritariamente eólica, solar e hídrica. Para atingir essa meta é necessário aumentar a integração das fontes de energia renováveis.

É justamente com esse objetivo que nasce o Sysflex (Pan-European system with an efficient coordinated use of flexibilities for the integration of a large share of RES), projeto destinado a  identificar e avaliar até 2021 os desafios técnicos e trabalhar no desenvolvimento de estratégias técnicas, de mercado e de regulação que permitam identificar, quantificar e tirar partido das flexibilidades existentes no sistema elétrico europeu.

O projeto prevê a criação em oito dos 14 países que o integram – Portugal, Alemanha, Itália, Finlândia, França, Estónia, Letónia e Polónia – de áreas de demonstração, onde serão validadas as ferramentas que estão a ser desenvolvidas com vista a “garantir a máxima integração” de fontes renováveis “assegurando que a operação e abastecimento do sistema elétrico é feita de forma otimizada, tirando partido das flexibilidades existentes.”

Do lado português, o Sysflex é integrado por três instituições: Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), EDP Distribuição e Centre for New Energy Technologies.

O projeto implica um investimento de 26,4 milhões de euros, dos quais 20 milhões dos quais vão ser financiados pela Comissão Europeia.

Jornal Económico, 23 de novembro de 2017

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.