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AC-DC

Desenvolvimento de Chassis Automóveis para 5-Days Cars

O objetivo principal do projeto AC/DC é desenvolver um conjunto de conceitos e de métodos que permitam melhorar o processo de produção de automóveis.

O objetivo principal do projeto AC/DC é desenvolver um conjunto de conceitos e de métodos que permitam melhorar, de uma forma radical, o processo de produção de automóveis diminuindo significativamente o tempo total que medeia entre a encomenda e a entrega ao cliente. Para atingir este objetivo ambicioso, é criado um novo e promissor processo de colaboração:  “Planning Loops individuais e altamente reativos na cadeia de fornecimentoâ€.

Uma vez que a entrega deve ser mantida garantidamente a 100%, é introduzida uma ferramenta de recuperação de caminho crítico (Fail-Save Real-Time Event Management) que compreende uma toolbox de medidas que podem ser postas em vigor para tratar qualquer perturbação dentro de um período de tempo de tolerância e relativo ao seu grau de seriedade.

A eficiência deste sistema futuro pode apenas ser validada realisticamente, se considerar a emergente convergência de tecnologia Mechatronics, “mudança na tecnologia de componentesâ€, para o cliente (módulos neutros de elevada parameterização). Logo, o AC-DC permite à cadeia de fornecimento automóvel avançar de produção hierárquica tradicional para um processo concorrente baseado em conhecimento que aumente a capacidade industrial, reduza stocks e permita uma configuração rápida de novos produtos em variações mais altas e qualidade a baixos custos.

O AC-DC desenvolve o requisito, conceito de colaboração de cadeia dinâmica de fornecimento†que promove os termos de entrega automóvel convencionais (planeamento de 6 meses seguidos de volumes de comissionamento com 6 semanas para entrega e uma capacidade de stand-by de 10 dias) para um sistema de 5 dias de capacidade altamente reativo que reduz inventários na rede de fornecimento. O AC-DC mantém os 100% de garantia de entrega como uma restrição sem compromissos.

Deixando os conceitos de produção hierárquica para trás, ao construir sobre planning loops, a gestão da rede dinâmica de fornecimento constitui um teste ideal para a integração da tecnologia de módulo high-tech e as características de configuração do processo adequadas. Todos os aspetos complementares, tais como “fail-save real time event managementâ€, “previsão da procura em cooperação†e consistência de planeamentoâ€, "processos de tecnologia de produção modularâ€, assim como “ controlo de qualidade e teste distribuído†são blocos de construção para formar a rede de fornecimento de loops fiável e dinâmica.

Líder do projeto: Continental Teves AG (Alemanha)

Parceiros:
INESC Porto (Portugal)
BMW (Alemanha)
VW (Alemanha)
FhG (Alemanha)
U. Paderborn (Alemanha)
UNIMORE (Iália)
Autoliv (Suécia)
Mandator (Suécia)

Contacto: Jorge Pinho de Sousa

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CESE +351 22 209 4398/9