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AC-DC
Desenvolvimento de Chassis Automóveis para 5-Days Cars
O objetivo principal do projeto AC/DC é desenvolver um conjunto de conceitos e de métodos que permitam melhorar o processo de produção de automóveis.
O objetivo principal do projeto AC/DC é desenvolver um conjunto de conceitos e de métodos que permitam melhorar, de uma forma radical, o processo de produção de automóveis diminuindo significativamente o tempo total que medeia entre a encomenda e a entrega ao cliente. Para atingir este objetivo ambicioso, é criado um novo e promissor processo de colaboração: “Planning Loops individuais e altamente reativos na cadeia de fornecimentoâ€.
Uma vez que a entrega deve ser mantida garantidamente a 100%, é introduzida uma ferramenta de recuperação de caminho crÃtico (Fail-Save Real-Time Event Management) que compreende uma toolbox de medidas que podem ser postas em vigor para tratar qualquer perturbação dentro de um perÃodo de tempo de tolerância e relativo ao seu grau de seriedade.
A eficiência deste sistema futuro pode apenas ser validada realisticamente, se considerar a emergente convergência de tecnologia Mechatronics, “mudança na tecnologia de componentesâ€, para o cliente (módulos neutros de elevada parameterização). Logo, o AC-DC permite à cadeia de fornecimento automóvel avançar de produção hierárquica tradicional para um processo concorrente baseado em conhecimento que aumente a capacidade industrial, reduza stocks e permita uma configuração rápida de novos produtos em variações mais altas e qualidade a baixos custos.
O AC-DC desenvolve o requisito, conceito de colaboração de cadeia
dinâmica de fornecimento†que promove os termos de entrega automóvel
convencionais (planeamento de 6 meses seguidos de volumes de
comissionamento com 6 semanas para entrega e uma capacidade de stand-by
de 10 dias) para um sistema de 5 dias de capacidade altamente reativo
que reduz inventários na rede de fornecimento. O AC-DC mantém os 100% de
garantia de entrega como uma restrição sem compromissos.
Deixando
os conceitos de produção hierárquica para trás, ao construir sobre
planning loops, a gestão da rede dinâmica de fornecimento constitui um
teste ideal para a integração da tecnologia de módulo high-tech e as
caracterÃsticas de configuração do processo adequadas. Todos os aspetos
complementares, tais como “fail-save real time event managementâ€,
“previsão da procura em cooperação†e consistência de planeamentoâ€,
"processos de tecnologia de produção modularâ€, assim como “ controlo de
qualidade e teste distribuÃdo†são blocos de construção para formar a
rede de fornecimento de loops fiável e dinâmica.
LÃder do projeto: Continental Teves AG (Alemanha)
Parceiros:
INESC Porto (Portugal)
BMW (Alemanha)
VW (Alemanha)
FhG (Alemanha)
U. Paderborn (Alemanha)
UNIMORE (Iália)
Autoliv (Suécia)
Mandator (Suécia)
Contacto: Jorge Pinho de Sousa