Secções
  Entrada CESE Notícias & Eventos Notícias INESC TEC quer modernizar equipamentos para indústria 4.0
Acções do Documento

INESC TEC quer modernizar equipamentos para indústria 4.0

Para responder a necessidades de desenvolver soluções inovadoras e economicamente viáveis, que possibilitem a transformação de equipamentos em componentes inteligentes de sistemas de produção, o Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC arrancou em novembro com o projeto ADIRA 4.0.

INESC TEC quer modernizar equipamentos para indústria 4.0

Créditos foto: Alexandre Delmar

Implementado no âmbito do paradigma da digitalização defendido pela indústria 4.0, este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de soluções tecnológicas e de software, aplicadas a bens de equipamento, que permitirão a configuração de produtos/serviços inovadores e a adaptação de equipamentos existentes à indústria 4.0, através de uma abordagem de modernização que envolve a componente mecatrónica e a camada de sensorização.

O ADIRA 4.0 é coordenado por António Correia Alves e conta com a participação dos investigadores César Toscano, Hugo Miguel Ferreira e Pedro Ribeiro.

Integrando um consórcio constituído pelas entidades não empresariais INESC TEC e INEGI e a empresa industrial ADIRA – Metal-Forming Solutions, o projeto tem a duração prevista de 36 meses.

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.

INESC TEC, dezembro de 2016


Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.