Secções
  Entrada CEGI Notícias & Eventos Notícias Tese e artigo de investigadores do INESC TEC recebem prémio
Acções do Documento

Tese e artigo de investigadores do INESC TEC recebem prémio

Luís Guimarães, investigador do Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC, recebeu os prémios de melhor tese de doutoramento de 2013 e 2014 (prémio entregue de dois em dois anos) e melhor artigo científico de 2015, no âmbito do Congresso da APDIO - Associação Portuguesa de Investigação Operacional (IO2015), que decorreu de 7 a 9 de setembro de 2015 na Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre.

A tese de Luís Guimarães, intitulada Advanced Production Planning in the Beverage Industry, contou com Bernardo Almada-Lobo (Administrador do INESC TEC) e Diego Klabjan (Northwestern University, EUA) como orientadores, e abordou problemas de dimensionamento e escalonamento de lotes de produção na indústria de bebidas. Sabendo que o planeamento de produção desempenha um papel fundamental no desempenho da cadeia de abastecimento, e motivado pela complexidade do planeamento da produção nesta indústria em particular, o investigador estudou e desenvolveu ferramentas quantitativas que podem auxiliar os gestores ao nível do processo de tomada de decisão, utilizando novos modelos de programação matemática e metaheurísticas que constituíram um avanço para a área. Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa Doutoral em Engenharia Industrial e Gestão na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Já o artigo vencedor do IO2015, com o título Pricing, relaxing and fixing under lot sizing and scheduling, European Journal of Operational Research”, da autoria de Luís Guimarães, Bernardo Almada-Lobo e Diego Klabjan, apresenta avanços importantes na área do dimensionamento de escalonamento da produção com tempos de setup dependentes da sequência. O artigo começa por introduzir uma nova formulação com base na seleção de sequências de produção nas quais o mesmo produto pode ter vários lotes de produção. Com base nesta formulação é proposto um novo método de solução que combina metaheurísticas com a programação matemática. Os resultados computacionais comprovam que o novo método supera os métodos reportados na literatura e é capaz de resolver instâncias reais.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: UP-FEUP e INESC TEC.

INESC TEC, setembro de 2015

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-contactos

Contactos

CEGI +351 22 209 4000