Secções
  Entrada CEGI Notícias & Eventos Notícias Tecnologias avançadas de robótica inovam produção industrial
Acções do Documento

Tecnologias avançadas de robótica inovam produção industrial

Otimizar a produção industrial através da inovação robótica é o objetivo a que se propõe o Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC, em parceria com o Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) e o Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI).

A intenção principal do projeto é o desenvolvimento integrado de ferramentas de apoio à decisão, alinhadas com a utilização eficiente de tecnologias avançadas para sistemas de produção.

O plano é implementar desafios futuros na indústria relacionados com o "High-mix High customization", ou seja, com o fabrico de produtos muito variados, em pequenas séries e com ciclos de vida curtos. Nessas futuras linhas de produção, para que o potencial da robótica avançada seja devidamente aproveitado, serão necessários sistemas de produção adaptativos e tomada de decisões em tempo real.

O projeto DM4 Manufacturing, com arranque oficial no dia 5 de dezembro numa reunião efetuada no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra, incluiu duas aplicações piloto, uma no setor da industria automóvel e outra no setor da indústria aeronáutica.

Além do INESC TEC, as instituições envolvidas no projeto são o IST-ID, a Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e o Desenvolvimento (Lisboa) e a Universidade de Coimbra.

INESC TEC, dezembro de 2016

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-contactos

Contactos

CEGI +351 22 209 4000