Secções
  Entrada CEGI Notícias & Eventos Notícias Ordem dos Enfermeiros e INESC TEC estudam impacto das especialidades na saúde dos utentes
Acções do Documento

Ordem dos Enfermeiros e INESC TEC estudam impacto das especialidades na saúde dos utentes

Conhecer o impacto das especialidades de Enfermagem na saúde dos utentes é o objetivo da mais recente parceria estabelecida entre o Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC e a Ordem dos Enfermeiros (OE), numa investigação intitulada “Os cuidados de Enfermagem especializados como resposta à evolução das necessidades em cuidados de saúde”.

O estudo, que deve estar concluído até julho, pretende analisar as vantagens da figura do enfermeiro especialista em áreas como Enfermagem Comunitária, Reabilitação, Médico-Cirúrgica, Saúde Infantil e Pediátrica, Saúde Materna e Obstétrica e Saúde Mental e Psiquiátrica.

Estas especialidades são observadas não só do ponto de vista dos resultados obtidos pelos cuidados prestados à população, mas também do seu impacto para a sustentabilidade do sistema de saúde. Outro elemento de estudo consiste nas necessidades, atuais e futuras, da população em geral, relativamente a cuidados especializados de enfermagem, bem como as consequências financeiras da criação do internato da especialidade em Enfermagem. 

De acordo com o Conselho Diretivo da OE, este estudo é muito importante para definir o melhor caminho a seguir no que diz respeito à criação de novas especialidades e a adequação da formação às necessidades detetadas.

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-contactos

Contactos

CEGI +351 22 209 4000