Secções
  Entrada CEGI Notícias & Eventos Notícias Investigador INESC TEC convidado para workshop sobre otimização combinatória
Acções do Documento

Investigador INESC TEC convidado para workshop sobre otimização combinatória

Filipe Brandão, investigador do Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC, foi convidado para o "Combinatorial Optimization Workshop" que decorre anualmente em Aussois, nos Alpes franceses.

O investigador recebeu feedback bastante positivo em relação ao seu trabalho, num evento que é apenas acessível por convite a um número restrito de pessoas (cerca de 120 de todo o mundo) da área de otimização combinatória.

“Além da honra de ser convidado a estar presente, tive também a honra de ser convidado a apresentar o meu trabalho, o que é apenas acessível a um grupo ainda mais restrito de pessoas”, declara o investigador.

O nome de Filipe Brandão foi sugerido por Laurence Wolsey, considerado uma referência na área da otimização combinatória, devido ao trabalho que o investigador do INESC TEC realizou na área dos problemas de corte e empacotamento. O investigador, também aluno de um doutoramento do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, apresentou um modelo de fluxos com compressão de grafos (proposto no artigo cientifico “Bin packing and related problems: General arc-flow formulation with graph compression”, do qual João Pedro Pedroso, também investigador do CEGI, é coautor).

“A base teórica por detrás do uso de modelos de fluxos remonta a 1977 e foi proposta pelo próprio Laurence Wolsey, mas só agora com a introdução de uma técnica de compressão de grafos foi possível tornar este método eficaz na prática ao ponto de ser atualmente estado de arte em diversas aplicações”, explica Filipe Brandão.

A conferência decorreu durante cinco dias (de 4 a 8 de janeiro) e o ambiente da mesma, segundo Filipe Brandão, foi fantástico. “Tive a oportunidade de contactar diversas pessoas muito conhecidas da área e cujo trabalho admiro”, afirma o investigador.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo à FCUP e ao INESC TEC.

INESC TEC, fevereiro de 2016

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-contactos

Contactos

CEGI +351 22 209 4000