Secções
  Entrada CEGI Notícias & Eventos Notícias INESC TEC em projeto sobre cuidados de enfermagem
Acções do Documento

INESC TEC em projeto sobre cuidados de enfermagem

O Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC está envolvido no projeto COST-Action intitulado “RATIONING – MISSED CARE: An international and multidimensional problem”, onde o objetivo é promover a discussão sobre o racionamento de cuidados de enfermagem. O lançamento do projeto decorreu a 20 de setembro em Bruxelas.

Há indícios crescentes de que prevalece, a nível internacional, um racionamento dos cuidados de enfermagem, o que leva a resultados negativos para o paciente, enfermeiros e organizacionais. O que se pretende neste projeto é promover a discussão acerca deste racionamento com base numa abordagem comparativa entre países, com implicações ao nível da prática e desenvolvimento profissional dos enfermeiros. A abordagem seguida terá em conta diferentes disciplinas, tais como enfermagem, ética, cuidados de saúde em geral, economia e políticas sociais. 

Serão quatro grupos de trabalho envolvidos no trabalho, que irão abordar diferentes áreas: conceptualização, organização e metodologias (grupo de trabalho 1); intervenções e conceções com base em evidências (grupo de trabalho 2); dimensões éticas do racionamento dos cuidados de enfermagem (grupo de trabalho 3); e finalmente educação e formação (grupo de trabalho 4). Espera-se que os resultados destes grupos de trabalho permitam perceber como os cuidados de enfermagem são racionados, assim como os fatores que contribuem para este fenómeno, e desenvolver políticas para a prestação de cuidados de saúde seguros.

Mário Amorim Lopes, investigador do CEGI, foi nomeado membro do Management Committee desta COST-Action e vice-líder de um dos grupos dos quatro grupos de trabalho do projeto.

Esta COST-Action é uma das 26 propostas bem sucedidas (de 260 candidaturas) e conta com participantes de 28 países (Bélgica, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Islândia, Irlanda, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Holanda, Polónia, Portugal, România, Eslováquia, Espanha, Suíça e Reino Unido).

Mais informações sobre o projeto aqui.

O investigador mencionado nesta notícia tem vínculo ao INESC TEC.

INESC TEC, outubro de 2016

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-contactos

Contactos

CEGI +351 22 209 4000