Secções
  Entrada CEGI Notícias & Eventos Notícias INESC TEC conclui projeto sobre a gestão da cadeia de abastecimento de alimentos perecíveis
Acções do Documento

INESC TEC conclui projeto sobre a gestão da cadeia de abastecimento de alimentos perecíveis

O Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC concluiu recentemente o projeto “WholeChain: Ferramenta Quantitativa para a Gestão da Cadeia de Abastecimento de Produtos Alimentares Perecíveis”, onde o objetivo era desenvolver uma abordagem quantitativa que permitisse uma melhor gestão da cadeia de abastecimento de produtos alimentares perecíveis.

A importância da gestão da cadeia de abastecimento alimentar tem vindo a crescer tanto a nível industrial como científico. Este crescimento é causado principalmente por uma expansão da população e pelo aumento do PIB per capita. Para lidar com esta procura crescente, as cadeias de abastecimento alimentares têm de garantir o fornecimento de uma quantidade mais elevada, com maior qualidade e para uma maior variedade de produtos.

Além disso, é necessário abordar a incerteza na qualidade e quantidade das matérias-primas, bem como a incerteza na procura dos clientes, o que implica que as empresas que operam em cadeias de abastecimento alimentares tenham de considerar, além dos custos, a relação com o risco, e não descurar as questões de frescura, sustentabilidade e ética empresarial. Para isso, o projeto propôs uma abordagem quantitativa e inovadora à gestão das cadeias de abastecimento alimentares, que incluiu o desenho e planeamento das mesmas tendo em conta as respetivas particularidades. O objetivo final desta abordagem era melhorar a qualidade das decisões tomadas pelos intervenientes nas cadeias de abastecimento deste sector.

De acordo com o relatório final do projeto, os objetivos previstos foram plenamente atingidos, e os resultados comprovam a qualidade científica do projeto, nomeadamente ao nível das publicações em revistas internacionais especializadas. Mais ainda, o projeto contribuiu para a formação de jovens investigadores e para a projeção internacional da equipa envolvida.

Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o WholeChain contou com o INESC TEC como instituição proponente. A equipa do CEGI incluiu Bernardo Almada-Lobo (Administrador do INESC TEC), Pedro Amorim (Coordenador do CEGI) e Luís Guimarães. As restantes instituições parceiras são a Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e o Desenvolvimento (IST-ID), a Technische Universität München (Alemanha) e a Carnegie Mellon University (EUA).

Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo à UP-FEUP.

INESC TEC, fevereiro de 2016

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-contactos

Contactos

CEGI +351 22 209 4000