Acções do Documento
Paulo de Morais no próximo Um Livro, Um Filme
Paulo de Morais no próximo “Um Livro, Um Filme” O vice-presidente da Associação Cívica Transparência e Integridade e docente universitário, Paulo de Morais, é o convidado da próxima sessão da iniciativa “Um Livro, Um Filme”, que irá decorrer a 30 de janeiro, no Centro de Estudos Camilianos, pelas 21h30.
“A rapariga que roubava livros” foi o filme escolhido pelo convidado para ser exibido e comentado. Realizado em 2013 por Brian Percival, o filme remonta até à Segunda Guerra Mundial e conta-nos a história de Liesel Meminger, uma rapariga adotada que vive nos arredores de Munique. Liesel cria um sentido para a sua vida roubando algo a que não consegue resistir - livros. Com a ajuda do seu pai adotivo, Liesel aprende a ler e, durante os bombardeamentos, partilha os livros roubados com os seus vizinhos e com o judeu escondido na sua cave, antes de este ser deslocado para Dachau.
Paulo de Morais nasceu em Viana do Castelo, em 1963. É licenciado em Matemática, tem um MBA em Comércio Internacional e é doutorado em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade do Porto. Foi dirigente associativo estudantil e iniciou a sua atividade profissional no Ensino Superior. Passou ainda pelo setor empresarial e foi vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, de 2002 a 2005. É professor na Universidade Portucalense e investigador no INESC Porto. Publicou os livros “Porto de Partida, Porto de Chegada”, “Mudar o Poder Local” e “Da Corrupção à Crise”. É colaborador regular do jornal Correio da Manhã.
O Povo Famalicense, dia 20 de janeiro de 2015