Acções do Documento
Investigador do INESC TEC distinguido pela APDIO (LogÃstica Moderna)
"Advanced Production Planning in the Beverage Industry" é a temática da tese de doutoramento do investigador do INESC TEC, LuÃs Guimarães, recentemente distinguida com o prémio de melhor tese de doutoramento de 2013 e 2014. O prémio foi entregue durante o congresso da APDIO (Associação Portuguesa de Investigação Operacional) – IO2015.
A tese aborda problemas relacionados com o dimensionamento e escalonamento de lotes de produção na indústria das bebidas. "Considerando que o planeamento de produção desempenha um papel fundamental no desempenho da cadeia de abastecimento, e motivado pela complexidade do planeamento da produção nesta indústria em particular", segundo a FEUP, o investigador do INESC TEC estudou e desenvolveu ferramentas quantitativas que "podem auxiliar os gestores ao nÃvel do processo de toma de decisão, utilizando novos modelos de programação matemática e meta-heurÃsticas que constituÃram um avanço para a área".
A dissertação foi desenvolvida na Unicer no âmbito do programa doutoral em Engenharia Industrial e Gestão da FEUP e orientada por Bernardo Almada – Lobo (administrador do INESC TEC e docente do FEUP) e Diego Klabjan (Northwestern University dos EUA) e está disponÃvel aqui.
Os bons resultados obtidos permitiram que a metodologia desenvolvida seja uma das áreas de actuação do LTPlabs, uma startup do INESC TEC que utiliza metodologias de base analÃtica para fornecer serviços de consultoria de gestão a empresas.
Paralelamente, LuÃs Guimarães foi também distinguido com o prémio de melhor artigo cientÃfico de 2015, com o artigo intitulado "Pricing, relaxing and fixing under lot sizing and scheduling – European Journal of Operational Research". O artigo apresenta avanços importantes na área de dimensionamento e escalonamento da produção com tempos de setup dependentes da sequência.