Secções
  Entrada CEGI Notícias & Eventos Nós na Imprensa Edulog anuncia parcerias para Observatório da Educação (Human Resources)
Acções do Documento

Edulog anuncia parcerias para Observatório da Educação (Human Resources)

O EDULOG, “Think Tank” da Educação da Fundação Belmiro de Azevedo, divulgou os vencedores dos dois concursos que lançou recentemente para estabelecimento das primeiras parcerias com equipas de investigação.

A candidatura apresentada pelo consórcio do CIPES, CIIE, NIPE, GOVCOPP e INESC TEC foi seleccionada para a constituição do Observatório da Educação. A proposta contempla não só a definição e análise de indicadores do sistema educativo, como propõe-se também analisar a relação entre a educação e o desenvolvimento socioeconómico.

No concurso para formação de parcerias de investigação sobre o impacto do professor nas aprendizagens do aluno, venceu a proposta apresentada em conjunto pela Universidade Nova e a University College London. “O Impacto do Professor nas Aprendizagens do Aluno: Estimativas para Portugal” sobressaiu das restantes catorze candidaturas por ter uma proposta que permite o controlo mais sólido do efeito das diferentes variáveis e por ser mais abrangente em termos de dados analisados.

 «O EDULOG está empenhado em contribuir para a construção de um sistema de educação de qualidade. Vamos criar instrumentos que permitam oferecer a toda a população um acesso rápido e abrangente a dados sobre o sistema de ensino português», afirma Alberto Amaral, coordenador científico do EDULOG.

«Ficámos satisfeitos com a adesão e interesse que os concursos EDULOG despertaram em diferentes unidades e grupos de investigação nacionais e internacionais. Apresentaram-se a concurso projectos de investigação interessantes e bem fundamentados. Das 19 candidaturas recebidas, houve duas que sobressaíram não só pela sua ambição, mas também pela amplitude, coerência e rigor», acrescenta ainda o responsável.

O Observatório da Educação tem em vista a definição e sistematização de indicadores sobre o sistema educativo, identificação de tendências de evolução e dinâmicas estruturais do sistema de ensino e para definição de temas fulcrais a analisar no futuro. Já a análise do “Impacto do Professor na Aprendizagem do Aluno” faz parte de um conjunto de projectos de pesquisa sobre temas específicos na Educação.

Human Resources, 29 de julho de 2016

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-contactos

Contactos

CEGI +351 22 209 4000