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Edulog anuncia parcerias para Observatório da Educação (Human Resources)
O EDULOG, “Think Tank” da Educação da Fundação Belmiro de Azevedo, divulgou os vencedores dos dois concursos que lançou recentemente para estabelecimento das primeiras parcerias com equipas de investigação.
A candidatura apresentada pelo consórcio do CIPES, CIIE, NIPE, GOVCOPP e INESC TEC foi seleccionada para a constituição do Observatório da Educação. A proposta contempla não só a definição e análise de indicadores do sistema educativo, como propõe-se também analisar a relação entre a educação e o desenvolvimento socioeconómico.
No concurso para formação de parcerias de investigação sobre o impacto do professor nas aprendizagens do aluno, venceu a proposta apresentada em conjunto pela Universidade Nova e a University College London. “O Impacto do Professor nas Aprendizagens do Aluno: Estimativas para Portugal” sobressaiu das restantes catorze candidaturas por ter uma proposta que permite o controlo mais sólido do efeito das diferentes variáveis e por ser mais abrangente em termos de dados analisados.
«O EDULOG está empenhado em contribuir para a construção de um sistema de educação de qualidade. Vamos criar instrumentos que permitam oferecer a toda a população um acesso rápido e abrangente a dados sobre o sistema de ensino português», afirma Alberto Amaral, coordenador científico do EDULOG.
«Ficámos satisfeitos com a adesão e interesse que os concursos EDULOG despertaram em diferentes unidades e grupos de investigação nacionais e internacionais. Apresentaram-se a concurso projectos de investigação interessantes e bem fundamentados. Das 19 candidaturas recebidas, houve duas que sobressaíram não só pela sua ambição, mas também pela amplitude, coerência e rigor», acrescenta ainda o responsável.
O Observatório da Educação tem em vista a definição e sistematização de indicadores sobre o sistema educativo, identificação de tendências de evolução e dinâmicas estruturais do sistema de ensino e para definição de temas fulcrais a analisar no futuro. Já a análise do “Impacto do Professor na Aprendizagem do Aluno” faz parte de um conjunto de projectos de pesquisa sobre temas específicos na Educação.