Secções
  Entrada CAP Notícias & Eventos Notícias Investigador INESC TEC premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Acções do Documento

Investigador INESC TEC premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian

Vítor Amorim, investigador do Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC, foi um dos investigadores distinguidos pelo Prémio Estímulo à Investigação 2015, atribuído em novembro pela Fundação Calouste Gulbenkian. Este prémio distingue anualmente propostas de investigação de elevado potencial criativo em diversas áreas científicas.

O prémio de 12.500 euros, a repartir entre o investigador e a instituição de acolhimento, permitirá ao investigador fabricar e combinar guias de onda e de estruturas maquinadas, recorrendo a um laser femtosegundo, num único dispositivo. Este dispositivo permitirá manipular fluídos à micro-escala com interação entre a luz que se propaga no guia de onda e o fluido no canal de microfluídica.

Será ainda possível o fabrico de redes de Bragg devido à alta resolução conferida pelo processo de absorção não linear do feixe pelo material. Este tipo de dispositivo poderá ser usado como plataforma sensora de material biológico. O trabalho será desenvolvido no grupo de microfabricação do CAP, com supervisão de Paulo Marques, coordenador do CAP.

O Programa de Estímulo à Investigação tem como objetivo incentivar entre os jovens a criatividade e a qualidade na atividade de investigação científica nas disciplinas de Matemática, Física, Química e Ciências da Terra e do Espaço. Este programa permite que os jovens sejam integrados em centros de investigação portugueses para poderem desenvolver os seus projetos.

A par com a sua investigação no INESC TEC, Vítor Amorim encontra-se atualmente a frequentar o Mestrado Integrado de Engenharia Física na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

 Os investigadores mencionados no corpo da notícia têm ligação à FCUP.

INESC TEC, dezembro de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.