Acções do Documento
Investigador INESC TEC premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian
VÃtor Amorim, investigador do Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC, foi um dos investigadores distinguidos pelo Prémio EstÃmulo à Investigação 2015, atribuÃdo em novembro pela Fundação Calouste Gulbenkian. Este prémio distingue anualmente propostas de investigação de elevado potencial criativo em diversas áreas cientÃficas.
O prémio de 12.500 euros, a repartir entre o investigador e a instituição de acolhimento, permitirá ao investigador fabricar e combinar guias de onda e de estruturas maquinadas, recorrendo a um laser femtosegundo, num único dispositivo. Este dispositivo permitirá manipular fluÃdos à micro-escala com interação entre a luz que se propaga no guia de onda e o fluido no canal de microfluÃdica.
Será ainda possÃvel o fabrico de redes de Bragg devido à alta resolução conferida pelo processo de absorção não linear do feixe pelo material. Este tipo de dispositivo poderá ser usado como plataforma sensora de material biológico. O trabalho será desenvolvido no grupo de microfabricação do CAP, com supervisão de Paulo Marques, coordenador do CAP.
O Programa de EstÃmulo à Investigação tem como objetivo incentivar entre os jovens a criatividade e a qualidade na atividade de investigação cientÃfica nas disciplinas de Matemática, FÃsica, QuÃmica e Ciências da Terra e do Espaço. Este programa permite que os jovens sejam integrados em centros de investigação portugueses para poderem desenvolver os seus projetos.
A par com a sua investigação no INESC TEC, VÃtor Amorim encontra-se atualmente a frequentar o Mestrado Integrado de Engenharia FÃsica na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).
Os investigadores mencionados no corpo da notÃcia têm ligação à FCUP.
INESC TEC, dezembro de 2015