Acções do Documento
Saúde
Aplicação, no setor da saúde, de sensores óticos e imagiologia de alta resolução para tecidos biológicos, e desenvolvimento de novos sensores bioquÃmicos.
O Centro de Fotónica Aplicada (CAP) tem procurado alargar as áreas de aplicação das tecnologias que domina e desenvolve a novas áreas de relevância social, em particular ao campo da Saúde.
Do know-how do CAP destacam-se as tecnologias de sensores em fibra ótica, que apresentam um potencial elevado para aplicações em medicina (ex.: projeto FIBDOSE), e as técnicas de imagiologia ótica de elevada resolução espacial aplicável no diagnóstico de tecidos biológicos e na reconstrução tridimensional, não invasiva, de estruturas micrométricas, aplicável in situ e in vivo.
Em paralelo, o CAP tem uma colaboração ativa com o Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil, no Porto, na área da proteção radiológica em ambientes de diagnóstico e de tratamento, envolvendo a aplicação de métodos numéricos na simulação do transporte de radiação (ex.: projeto FLUOROCT).
Do ponto de vista de novos sensores bioquÃmicos, aplicações exploradas com parceiros estratégicos incluem o desenvolvimento de chips microfluÃdicos para caracterização e diagnóstico celular por métodos óticos e elétricos, o desenvolvimento de métodos para imagem analÃtica baseada em fluorescência, e o estudo da interação de superfÃcies com proteÃnas e ADN, entre outros.
Parceiros:
- Universidade de Kent (Reino Unido)
- IPOFG Porto (Portugal)
- ITN, Sacavém (Portugal)
- ITQB, Oeiras (Portugal)