Acções do Documento
Modernização das Telecomunicações
Estudo de novos mecanismos para comunicações óticas baseadas em ótica integrada e fibras óticas para multiplexagem por divisão no comprimento de onda, optical routing, multiplexador de inserção/derivação e ligações óticas sem fios, que atuam dentro do campo de visão e fontes de fibra ótica.
O Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC leva a cabo projetos de I&D com o objetivo de desenvolver novos dispositivos para comunicações óticas, tendo criado novos mecanismos baseados em ótica integrada e fibras óticas para multiplexagem por divisão no comprimento de onda, optical routing, multiplexador de inserção/derivação, ligações óticas sem fios que atuam dentro do campo de visão e fontes de fibra ótica.
Um dos campos onde o CAP tem experiência comprovada tem a ver com a fabricação de filtros em fibra óticas ou em ótica integrada. Estes filtros são fabricados nos respetivos núcleos fotossensÃveis por exposição a padrões de radiação intensos emitidos por lasers ultravioleta. Estes padrões com perÃodos submicrométricos induzem alterações periódicas do Ãndice de refração (redes de Bragg) e permitem a fabricação de filtros de grande seletividade espectral.
Os equipamentos desenvolvidos e instalados nos laboratórios permitem a fabricação de redes uniformes, apodizadas, com chirp e saltos de fase e também redes de perÃodo longo.