Sec√ß√Ķes
  Entrada INESC TEC Patentes Arquivo Conversor de comprimento de onda baseado num laser em fibra √≥tica dopada com terras raras
Ac√ß√Ķes do Documento

Conversor de comprimento de onda baseado num laser em fibra ótica dopada com terras raras

N¬ļ pedido 102.983
Data publicação 2004-12-31
 N¬ļ patente 102.983
 Data concess√£o 2005-04-22
 Inventores Henrique Salgado , Igor Terroso, Joel Carvalho , Orlando Fraz√£o

A invenção apresentada é de um conversor de comprimento de onda baseado num laser em fibra ótica dopada com terras raras numa configuração em anel para operar em sistemas de multiplexagem densa em comprimento de onda (dwdm).

Esta nova configuração apresenta uma enorme variedade de componentes, entre eles controladores de estados de polarização diversos elementos óticos que podem ser inseridos nos blocos, filtros óticos baseados em redes de bragg em fibra ótica e ainda amplificadores de fibra dopada com terras raras.

A configuração apresenta uma grande versatilidade para conversão de comprimento da onda ao longo de uma extensa gama de comprimentos de onda. Outros dispositivos óticos podem ainda ser adicionados a este dispositivo para melhoria das suas características de funcionamento.

Embora a inven√ß√£o diga respeito a um conversor de comprimento de onda que utiliza o fwm (four wave mixing - mistura de quatro ondas) degenerado para realizar a convers√£o, s√£o ainda apresentadas configura√ß√Ķes para convers√£o de comprimento de onda recorrendo √† gera√ß√£o de fwm n√£o degenerado.

Anuncio BIP

 

 


 

Anuncio Seja Nosso Colaborador

 

 


 

Anuncio INESC P&D Brasil

 

 


 

Anuncio EEN

 

 


 

Anuncio Connect

 

 


 

Anuncio Let-in