Acções do Documento
Investigadores INESC TEC distinguidos professores eméritos da U.Porto
Pedro Guedes de Oliveira, antigo presidente, e Artur Pimenta Alves, antigo diretor, e atuais consultores da Administração do INESC TEC, e Fernando Nunes Ferreira, antigo investigador do INESC TEC, foram recentemente distinguidos como Professores Eméritos da Universidade do Porto (UP).
Pedro Guedes de Oliveira, Professor Catedrático da FEUP, foi Presidente do INESC TEC desde a sua fundação (na altura designado INESC Porto) e durante sete anos, e foi também presidente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) daquela Faculdade. Este percurso profissional foi a base de distinção como Professor Emérito, tal como pelo seu papel fundamental para a promoção do núcleo de eletrónica e das suas atividades de investigação.
A Artur Pimenta Alves, Professor Catedrático da FEUP, foi reconhecido o trabalho que desenvolveu com o SIFO – “Rede de Serviços Integrados por Fibra Óptica”, um projeto com a duração de cerca de três anos que constituiu uma escola para a primeira geração de investigadores do INESC TEC. Foi, durante nove anos, diretor do INESC Porto (agora INESC TEC) e em 2008 assumiu a Direção do Centro de Produção da RTP Porto.
Fernando Nunes Ferreira, antigo investigador do INESC TEC, foi também designado Professor Emérito da FEUP.
Conferido pela Universidade do Porto a seus professores já aposentados, o título de Professor Emérito distingue os profissionais que se destacaram na sua área de atuação, pela relevância e/ou magnitude da sua contribuição, e que irão manter um conjunto de atividades ou missões no âmbito da U.Porto. Estas distinções foram atribuídas no dia 22 de março, no âmbito do 105º aniversário da U.Porto.
Discurso direto
Pedro Guedes de Oliveira, Consultor da Administração do INESC TEC
“A atribuição do título de Prof. Emérito tem duas partes: o reconhecimento de serviços prestados e a atribuição de uma tarefa. Pela primeira quero manifestar a minha gratidão à U.Porto, onde me licenciei há quase 50 anos e onde exerci, durante mais de 20, a minha atividade de professor, e pela segunda quero manifestar a minha satisfação por me permitir a manutenção de uma ligação ativa.”
Artur Pimenta Alves, Consultor da Administração do INESC TEC
“Recebi a notícia com grande satisfação pois corresponde ao reconhecimento do que fiz pela universidade durante a minha vida ativa e o apoio explícito na atividade que estou atualmente a desenvolver, nos media digitais, que assim passarei a desenvolver como membro ativo da U.Porto.”
Vladimiro Miranda, Administrador do INESC TEC
“Ainda bem que a U.Porto reconhece publicamente os contributos dos professores que, durante muitos anos, lhe dedicaram a sua vida, e os transforma em modelos de comportamento a seguir. Aos colegas e amigos Pedro e Artur é-lhes especialmente devida uma homenagem pelo caráter visionário da sua atuação, cada um à sua maneira, e que contribuiu inestimavelmente para a construção deste INESC TEC que temos hoje, tão forte e enriquecedor dos seus associados e parceiros, de entre os quais avulta a U.Porto. Ao colega Nunes Ferreira é devida uma palavra de apreço, pois decerto se orgulha também de ter enriquecido a nossa família inesquiana. E a boa notícia é esta: eles vão “andar por aí” – felizmente, o título de Emérito não é apenas uma homenagem, é um encargo: é um anúncio de que continuaremos a contar com a seu valioso contributo!”
Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo à UP-FEUP.
Créditos fotos cerimónia Professores Eméritos: Egídio Santos/Universidade do Porto
INESC TEC, março de 2016