Acções do Documento
Investigador INESC TEC é júri de competição internacional do IEEE
Ricardo Queirós, investigador do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS) do INESC TEC, vai integrar a equipa de oito júris do Concurso Internacional de Desenvolvimento de Aplicações Móveis (IEEEmadC) promovido pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) e cujos vencedores são conhecidos em junho. O investigador do INESC TEC é o único português a integrar o grupo.
O IEEEmadC é um concurso internacional que tem como objetivo encorajar o desenvolvimento de aplicações móveis, promover a melhoria das competências sociais dos participantes, assim como a capacidade de trabalho em equipa, tornando-os mais competitivos no mercado de trabalho. A competição compreende três fases ao longo de cinco meses (de fevereiro a junho): Ideia, Desenvolvimento e Avaliação.
No âmbito da competição, equipas constituÃdas por um máximo de três estudantes são convidadas a conceber e desenvolver aplicações móveis que possam contribuir para a comunidade de engenharia ou ser utilizada em benefÃcio da sociedade. São mais de 110 mil estudantes ligados ao IEEE que podem participar nesta competição.
Ricardo Queirós é doutorado em Ciências de Computadores e, além de investigador no INESC TEC, é docente no Instituto Politécnico do Porto. Mais conhecido pelo seu trabalho ao nÃvel de e-learning, Ricardo Queirós fez parte da equipa que criou o Enki, um ambiente de desenvolvimento integrado com base em jogos utilizado nas competições IEEEXtreme. É ainda autor de cinco livros relacionados com o desenvolvimento de Android, e conta no seu palmarés cerca de 100 publicações cientÃficas relacionadas com o ensino das ciências de computadores. Neste grupo de júris, junta-se a Adam Porter (University of Maryland), Anoop Thomas Mathew (Profoundis), Faisal Abid (Google), Jeremy Blum (Pennsylvania State University), Mark Murphy (CommonsWare), Marko Gargenta (Silicon Valley) e Xun Luo (Tianjin University of Technology).
O investigador com ligação ao INESC TEC mencionado no corpo da notÃcia tem vÃnculo ao P.Porto.
INESC TEC, abril de 2016