Acções do Documento
INESC TEC apresenta modelo de Inovação e Transferência de Tecnologia em Marrocos
O INESC TEC, a par da University of Washington, foi convidado a participar no UM6P - Innovation Technology Transfer Framework Workshop, que teve lugar na OCP, em Casablanca, Marrocos, no passado dia 2 de novembro.
Este evento, focou-se em duas áreas: o conceito de Mission Research e a Inovação e Transferência de Tecnologia.
A primeira parte do workshop foi dedicada aos sistemas existentes em Marrocos e no estrangeiro. A segunda parte dedicou-se a modelos para os Centros de Investigação Marroquinos, em geral e, para a Université Mohammed VI Polytechnique (UM6P), em particular.
Neste sentido, o INESC TEC, representado por André Sá, do Serviço de Apoio a Parcerias Empresariais (SAPE), foi convidado a contribuir com a apresentação do modelo de Inovação e Transferência de Tecnologia do INESC TEC, nomeadamente com exemplos de projetos anteriores e a sua consequente relevância na Sociedade. Pretendeu-se assim dar a conhecer um bom modelo de Inovação e Transferência de Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência.
Além de desempenhar o papel de um importante exemplo Português, por ser considerado inovador e em constante evolução, o INESC TEC contribuiu com experiência e know-how naquilo que são consideradas boas práticas nas áreas de Inovação e Transferência de Tecnologia, para que Marrocos se possa desenvolver nesse âmbito e prosseguir com a cadeia de valor da inovação.
Na sequência da participação neste workshop, o INESC TEC recebeu a visita, no dia 7 de novembro, de Mohamed Belali, um consultor da UM6P, entre outras coisas, com vista a afirmar um projeto de parceria entre estas entidades que pretende desenvolver uma ferramenta de Inovação e Transferência de Tecnologia que possa servir as entidades envolvidas.
Ao ter noção dos desafios para o futuro e, antecipando desde já necessidades das empresas e da sociedade, o foco desta parceria com o INESC TEC centra-se por agora num plano de desenvolvimento de soluções globais, que passam pelas áreas de inovação TEC4, especialmente nas áreas de Agro-Food (Smart Agriculture), Energia (Smart Grids), Média (e-GOV e e-LEARNING) e Saúde.
O colaborador referido nesta notÃcia tem vÃnculo à seguinte entidade parceira: INESC TEC.
INESC TEC, novembro de 2016