Acções do Documento
INESC P&D Brasil acolhe workshop sobre papel das multinacionais nos países emergentes
O INESC P&D Brasil acolheu no final de novembro o workshop MNEmerge ‘’O Papel das Empresas Multinacionais nos Países Emergentes’’.
O INESC P&D Brasil acolheu no final de novembro o workshop MNEmerge ‘’O Papel das Empresas Multinacionais nos Países Emergentes’’.
O objetivo deste workshop era discutir o impacto que as empresas multinacionais têm nos objetivos de desenvolvimento nos países em desenvolvimento, utilizando casos de estudo, dados quantitativos, bem como a análise de políticas.
O "Sector da Agricultura no Brasil" (Airton Spies), "O Impacto das Empresas Multinacionais no Brasil e na América do Sul" (Nildon Ouriques) e "O Futuro da Energia Renovável" (Antti Kosonen) foram algumas das palestras proferidas no workshop, que terminou com uma mesa redonda sobre o "Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas no Setor de Energia".
O projeto MNEmerge é um projeto de pesquisa colaborativa, financiado pelo Sétimo Programa-Quadro da União Europeia, que visa proporcionar um quadro abrangente para compreender o impacto das multinacionais nos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio das Nações Unidas nos países em desenvolvimento. Além do INESC P&D Brasil, as instituições envolvidas no consórcio são as seguintes: Universidade Tecnológica de Lappeenranta e Universidade de Turku (Finlândia), Universidade de Birmingham, Universidade de Kent e Universidade de Oxford (Reino Unido), UNU-MERIT (Holanda), Fundação de Saúde Pública (Índia) e o Instituto de Pesquisa de Politicas de Ciência e Tecnologia (Gana).
O workshop contou com representantes de todos os parceiros dos projetos.
INESC TEC, dezembro de 2015