Acções do Documento
Indústria Têxtil e Calçado com intervenção do INESC TEC
Desenvolver conceitos e tecnologias inovadores para o têxtil e para o calçado, caminhando para uma “indústria 5.0” centrada no elemento humano. Este foi o mote do evento inaugural do ciclo de conferências intitulado «A Economia Portuguesa e a Indústria 4.0 – O Caminho de uma Nova Industrialização», que contou com organização do Grupo Editorial Vida Económica, em colaboração com o INESC TEC.
O CITEVE – Centro de Tecnologia Têxtil, em Vila Nova de Famalicão, foi o local escolhido para acolher a primeira conferência sobre o caminho da Indústria 4.0 em Portugal, dedicada especialmente aos setores têxtil e do calçado.
A iniciativa contou com a presença de Luís Carneiro, membro do Conselho de Administração do INESC TEC, que fez uma apresentação sobre a essência do conceito “indústria 4.0”, que teve a sua génese na Alemanha, tecendo considerações sobre algumas mudanças de paradigma que já se fazem sentir. Neste processo, o nível de digitalização aplicado à criação de valor é crucial, e uma das bases mais importantes para a eficiência e resposta ao mercado, e poderá ser uma oportunidade para criação de emprego, tal como os computadores o foram há alguns anos.
Assim, Luís Carneiro deu a conhecer alguns projetos realizados pelo INESC TEC, com forte impacto na indústria, bem como o apoio que o Instituto presta na informatização das empresas para ajudar neste caminho evolutivo, que não é uma transição com data marcada, mas um caminho que se vai fazendo e cuja trajetória a indústria portuguesa está já a percorrer.
Os participantes tiveram ainda oportunidade de testemunhar as experiências de Paulo Vaz, da ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal; Leandro Melo, da APPICAPS - Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Sucedâneos; Daniel Agis, consultor empresarial; e Paulo Costa, representante do Santander Totta. No final das apresentações, houve ainda lugar a uma mesa redonda com convidados de várias áreas e de diferentes empresas para se discutir os principais desafios colocados pelo conceito “indústria 4.0”.
A próxima conferência deste Ciclo decorre no dia 27 de setembro, em Lisboa, e é dedicada às Indústrias Culturais e Criativas. Outros temas ainda a abordar são o Mar, a Energia e a Indústria Agroalimentar.