Secções
  Entrada INESC TEC Notícias & Eventos Notas de Imprensa Novo Ministro da Ciência debate o papel das instituições de interface em Portugal
Acções do Documento

Novo Ministro da Ciência debate o papel das instituições de interface em Portugal

Esta quarta-feira, dia 9 de dezembro, a cidade do Porto vai reunir personalidades ligadas à ciência, tecnologia e ensino superior e às empresas para debater o papel das instituições de interface, ou seja, as entidades que estabelecem a ponte entre as instituições de ensino superior e de investigação e o tecido económico e social, no sistema de ensino superior português e no desenvolvimento de Portugal, entre elas o novo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

A partir das 09h30 são esperadas mais de 300 pessoas no Grande Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) a propósito das comemorações dos 30 anos do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

O objetivo da conferência “Instituições de interface no sistema de ensino superior” é o de analisar, refletir e debater este tema, fazendo com que todos os intervenientes, incluindo as unidades de ensino, os institutos de investigação, as entidades reguladoras e de avaliação, o tecido empresarial e a sociedade em geral, apresentem o seu ponto de vista. Perspetivar ações futuras das instituições de interface, tendo como referencial as exigências e desafios que caracterizam a atualidade, é o resultado esperado deste debate.

As boas vindas serão dadas pelo Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo. Logo depois o ex pró-reitor da Universidade do Porto, José António Sarsfield Cabral, vai iniciar o debate sobre a participação das instituições de interface na produção científica da Universidade do Porto, que será continuado pelo novo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, com o tema “o Papel das Instituições de Interface no Desenvolvimento de Portugal – passado e futuro”.

O debate será depois dividido em três painéis. A partir das 11h e sob a alçada do tema “As instituições de interface e a missão das entidades de ensino superior”, o painel será dividido entre entidades financiadoras - através da presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Maria Arménia Carrondo -, entidades de ensino superior – com intervenções do presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e Reitor da Universidade do Minho, António Cunha e a presidente do Instituto Politécnico do Porto (IPP), Rosário Gambôa – e instituições de interface – com a presença dos presidentes do INESC, José Manuel Tribolet, do IT, Carlos Salema e do IPATIMUP, Sobrinho Simões. António Torres Marques, do INEGI, vai ser o moderador do painel da manhã.

O programa da manhã será apresentado pelo jornalista da RTP Mário Augusto e a sessão da tarde pelo jornalista do Público Manuel Carvalho.

A partir das 14h30 é altura de entidades de outros países partilharem os seus modelos e experiências. Christer Norström, CEO do SICS (Suécia), Georg Rosenfeld, responsável de investigação do Fraunhofer – Gesellshaft (Alemanha) e Tullio Tolio, presidente do ITIA – CNR (Itália) farão parte desta discussão.

A partir das 16h00 é momento de iniciar uma mesa redonda moderada pelo presidente da CCDRN, Emídio Gomes. O primeiro a intervir sob a alçada do tema “Instituições de Interface e Entidades de Ensino Superior – modelo de relacionamento” é o reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra. Depois é a vez de três personalidades ligadas à indústria debaterem a questão das “instituições de interface na sua função de ligação à sociedade e às empresas”, são elas Alberto Barbosa, membro do conselho superior do Grupo EDP, Manuel Carlos, presidente da APICCAPS e Miguel Stilwell, administrador executivo da EDP. A última intervenção sobre modelos de organização e governo estará a cargo de José Carlos Príncipe, docente na Universidade da Flórida e investigador do INESC TEC.

A sessão de encerramento vai reunir os Reitores das Universidades do Minho, Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro, a presidente do Instituto Politécnico do Porto e o presidente do INESC TEC, José Manuel Mendonça, que ficará responsável pelo fecho dos trabalhos.

 

Porto, 7 de dezembro de 2015

Joana Desport Coelho

Serviço de Comunicação

joana.d.coelho@inesctec.pt

222094214

934224331  

 www.inesctec.pt

 

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.