Acções do Documento
Jovens empreendedores portugueses emergem nos EUA (Oje)
Quatro equipas de empreendedores - AdaptTech, Playsketch, Sceelix e Scraim - vão levar a cabo uma agenda intensiva de formação na Carnegie Mellon University Quatro equipas de empreendedores - AdaptTech, Playsketch, Sceelix e Scraim - vão levar a cabo uma agenda intensiva de formação e contatos na cidade norte-americana de Pittsburgh e na Carnegie Mellon University (CMU), no âmbito do inRes, programa de aceleração de negócios na área das Tecnologias de Informação e Comunicação.
O programa, promovido pelo Programa CMU Portugal, permite aos empreendedores portugueses ter um espaço de trabalho no Projeto Olympus, acelerador de negócios pertencente à CMU.
A agenda inclui também a participação em diversas iniciativas de relevo na área do empreendedorismo e inovação, sendo o LaunchCMU, promovido pelo Centro de Inovação e Empreendedorismo da CMU, um dos exemplos. Aqui, as equipas inRes irão mostrar os seus projetos não só através da presença numa exposição, mas também através de um pitch.
João Claro, diretor nacional do Programa CMU Portugal, salienta que na edição inRes 2014 “além das participações programadas, as equipas agarraram também oportunidades imprevistas de participação em eventos, com presenças de destaque, como no caso da Addvolt, que venceu um concurso de pitch em que inesperadamente se proporcionou participar.”
Este ano, o inRes conta ainda com o apoio da Caixa Capital, através da atribuição de um investimento de 50 mil euros a um projeto integrante da edição de 2015, que poderá ainda aceder ao investimento adicional de 100 mil euros, no âmbito do “Caixa Empreender Award”.
O inRes é uma iniciativa do Programa CMU Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e apoiado pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), em parceria com a CMU, a Pittsburgh Regional Alliance (PRA), a Caixa Capital, a UTEN Portugal e o INESC TEC. Mais informação em www.cmuportugal.org.
As equipas InRes 2015
- AdaptTech (www.adapttech.pt) – incubada no UPTEC, a AdaptTech atua na área biomédica, usando tecnologias inovadoras, inteligentes e vestíveis para melhorar a qualidade de vida de pessoas com limitações físicas.
- Playsketch (http://playsketch.net) – incubada no IPN, a Playsktech atua na área dos jogos e está a desenvolver uma solução que permite criar um jogo através de um desenho em papel.
- Sceelix (www.sceelix.com) – um projeto que tem uma solução que pretende melhorar o desenvolvimento de ambientes 3D em jogos, através da criação de cenários e elementos digitais em 3D de uma forma simplificada.
- Scraim (www.scraim.com) – um projeto da Strongstep, incubada no UPTEC, com uma ferramenta de gestão de projetos online, que se assume como uma Multiplataforma SaaS completa e de fácil utilização.