Secções
  Entrada INESC TEC Notícias & Eventos Nós na Imprensa Centro Internacional de Investigação dos Açores criado por oito países (TV Europa)
Acções do Documento

Centro Internacional de Investigação dos Açores criado por oito países (TV Europa)

Centro Internacional de investigação, para as áreas do clima, terra, espaço e oceanos, é criado nos Açores, por oito países. Declaração de Florianópolis, de 20 de novembro, abre caminho à formação da comissão de instalação que vai definir o plano financeiro e de implementação.

Portugal, Brasil, Espanha, Angola, Cabo Verde, Nigéria, Uruguai, São Tomé e Príncipe, e com o envolvimento do governo regional dos Açores criam Centro Internacional de Investigação dos Açores, em inglês Atlantic International Research Centre (AIR Centre). O Reino Unido e a África do SUL são, nesta fase, países Observadores.

A criação do AIR Centre é formalizada com a assinatura da Declaração de Florianópolis, no dia 20 de novembro. Para proceder às fases seguintes da criação do Centro é determinada a “formação de uma comissão instaladora que definirá um plano financeiro e de implementação da plataforma internacional e intergovernamental.”

A assinatura da Declaração de Florianópolis decorre durante a segunda reunião internacional de alto nível ‘Industry-Science-Government Dialogue on Atlantic Interactions’, em Florianópolis, no Brasil, de 20 a 21 de novembro, uma cimeira de implementing the Atlantic International Research Center.

A cimeira é promovida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e pelo Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil, Gilberto Kassab, e conta também com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina, Lino Barañao, e a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola, Maria do Rosário Sambo.

A reunião em Florianópolis vem “no seguimento do encontro de alto nível que teve lugar nos Açores em Abril deste ano e que serviu para debater formas de cooperação internacional tendo em vista a criação do AIR Centre”. O Centro tem como objetivo o desenvolvimento de atividades de investigação nas áreas do clima, terra, espaço e oceanos e que permitirá promover o emprego científico de recursos humanos altamente qualificados.

No AIR Centre vão ainda participar várias organizações de investigação e tecnologia, entre as quais: a EUROcean, PLOCAN, Barcelona Super Computing Centre CEiiA, Universidade do Texas em Austin, Universidade de Cabo Verde, Instituto Marinho da Irlanda, SINTEF, WavEc, Associação RAEGE dos Açores, INESC TEC, o INESC Brasil, o Instituto de biodiversidade e o Instituto Espanhol de Oceanografia, entre outras.

Para além de centros de investigação e Universidades diversas empresas multinacionais estão também envolvidas no AIR Centre, incluindo a Elecnor Deimos, Thales, EDP Inovação, Lusospace e Tekever.

TV Europa, 19 de novembro de 2017

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.