Secções
  Entrada LIAAD Notícias & Eventos Notícias Projeto e-POLICY obtém nota Excelente na avaliação final
Acções do Documento

Projeto e-POLICY obtém nota Excelente na avaliação final

O projeto europeu e-POLICY, em que estiveram envolvidos o Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS) e o Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD), obteve a nota Excelente na avaliação final. De acordo com os revisores "the project has fully achieved its objectives and technical goals for the period and has even exceeded expectations".

O e-POLICY teve início em outubro de 2011 e terminou a 31 de dezembro de 2014. O grande objetivo do projeto é apoiar os agentes políticos no processo de decisão. É um projeto multidisciplinar que se foca na engenharia do ciclo de vida das decisões políticas, concentrando-se no planeamento regional e promovendo a avaliação do impacto económico, social e ambiental durante o processo de tomada de decisão. Como caso de estudo principal o projeto e-POLICY centrou-se nos processos de decisão ligados às políticas energéticas da região de Emilia Romagna em Itália, embora a tecnologia desenvolvida seja extensível a outras regiões e/ou áreas.

O e-POLICY baseia-se em técnicas visuais e ferramentas que permitem o fácil acesso a dados por parte de decisores políticos, cidadãos e stakeholders. Pretende-se chamar a atenção do decisor para as questões genéricas como os impactos das políticas ou as restrições orçamentais, e também para questões mais individuais como as opiniões da comunidade e as suas reações.

O projeto teve como coordenador local Luís Torgo (LIAAD) e contou com a participação de Alípio Jorge (LIAAD), Vítor Costa (CRACS) e Inês Dutra (CRACS).

Para além do INESC TEC, fizeram parte do consórcio do projeto as seguintes instituições: Università di Bologna (Itália) que coordenou o projeto, University of Surrey (Reino Unido), Università di Ferrara (Itália),University College Cork (Irlanda), Regione Emilia Romagna (Itália), PPA Energy (Reino Unido), ASTER (Itália) e o Fraunhofer Institute for Computer Graphics Research (Alemanha).

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: FCUP.

INESC TEC, abril de 2015

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-site
anuncio-contactos

Contactos

LIAAD +351 22 040 2963