Secções
  Entrada LIAAD Notícias & Eventos Notícias INESC TEC organiza workshop sobre recuperação de informação noticiosa
Acções do Documento

INESC TEC organiza workshop sobre recuperação de informação noticiosa

Ricardo Campos, investigador do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD), está a organizar o workshop Recent Trends in News Information Retrieval (NewsIR’16), que se realiza do dia 20 de março, na cidade de Pádua, na Itália.

INESC TEC organiza workshop sobre recuperação de informação noticiosa

Créditos foto: Flickr

Trata-se do primeiro workshop internacional sobre as novas tendências ao nível da recuperação de informação noticiosa.

Os principais meios de comunicação são, muitas vezes, as fontes de informação mais relevante, poderosa e influenciadora de decisões. Exemplo disso é a influência que os jornais têm nas eleições ou o efeito que um artigo negativo pode ter ao nível da reputação de uma marca. Este workshop pretende promover a discussão sobre as técnicas de recuperação de informação aplicadas a conteúdos noticiosos. Os sistemas automáticos de recuperação de informação são usados para reduzir a chamada sobrecarga de informação, sendo os motores de busca na web a face mais visível das aplicações de recuperação de informação.

Além de Ricardo Campos, a Comissão Organizadora do workshop conta ainda com membros da Signal Media Ltd., Universidade de Essex, Lumi e Universidade de Glasgow, todos do Reino Unido. O workshop vai decorrer no âmbito da ECIR 2016, a 38ª edição da Conferência Internacional sobre Recuperação de Informação. 

Ricardo Campos, doutorado em Ciências da Computação pela Universidade do Porto, é ainda docente na Unidade Departamental de Tecnologias de Informação e Comunicação (UDTIC) do Instituto Politécnico de Tomar (IPT). O seu trabalho em recolha de informação valeu-lhe, em 2013, um prémio no Fraunhofer Portugal Challenge.

O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira: INESC TEC.

Créditos foto: Flickr

INESC TEC, março de 2016

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-site
anuncio-contactos

Contactos

LIAAD +351 22 040 2963