Secções
  Entrada INESC TEC Notícias & Eventos Notícias INESC TEC Projeto INESC P&D Brasil otimiza turbinas em centrais hidroelétricas
Acções do Documento

Projeto INESC P&D Brasil otimiza turbinas em centrais hidroelétricas

O INESC P&D Brasil lançou no mês de julho um projeto de I&D onde o objetivo é desenvolver um sistema de otimização para turbinas hidráulicas Kaplan, utilizadas na produção de energia hidroelétrica.

Este trabalho consiste no desenvolvimento de um modelo matemático que vai permitir otimizar a operação de centrais hidroelétricas que utilizam turbinas hidráulicas do tipo Kaplan. O projeto tem a duração de 15 meses e vai culminar com a validação da estratégia de otimização experimentada, com a submissão de artigos e com a realização de workshops para a demonstração dos resultados.

O projeto conta com a coordenação de Erlon Finardi, docente na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), instituição participante da Rede INESC Brasil, e ainda com dois bolseiros de doutoramento e de mestrado, ambos do programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFSC, acolhidos no LabPlan.

Este projeto é financiado pela REIVAX Automação e Controle, no âmbito do Programa de P&D da ANEEL.

INESC TEC, setembro de 2016

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.