Acções do Documento
GreenSSCM
Framework de poupança de energia para software aeroespacial
O uso intensivo de recursos computacionais no setor aeroespacial é fundamental para o planeamento, execução e manutenção das missões. Neste setor, existem duas componentes de software que exigem mais energia: a primeira é o módulo que lida diretamente com as comunicações de/para os satélites, faz os cálculos necessários (em terra), e envia novamente para o satélite a resposta na forma de ordens/instruções. O segundo módulo é o software responsável pelo posterior tratamento e análise de dados (pós-processamento), que é crucial para comunidade cientÃfica uma vez que é neste ponto que os dados em bruto recolhidos nas missões se tornam legÃveis e prontos a ser usados pelas comunidades cientÃficas para que estas possam retirar as devidas conclusões.
Em estudos anteriores, os cientistas concluÃram que cerca de 90% da energia é consumida por um sistema computacional aquando da execução de software. Como é possÃvel imaginar, uma entidade como a Agência Espacial Europeia (ESA) dispõe de diversos sistemas computacionais que funcionam 24 horas por dia, 365 dias por ano, o que equivale a um consumo energético semelhante ao de uma pequena cidade. Por isso, é fundamental reduzir este enorme consumo energético. Usando apenas software, o projeto GreenSSCM (Green Software for Space Control Mission, ou Framework de poupança de energia para software aeroespacial) pretende otimizar as componentes de software para este setor por forma a reduzir significativamente o consumo de energia.
Usando a vasta experiência da VisionSpace Technologies no setor aeroespacial, especificamente devido à sua parceria com a ESA, a equipa envolvida está a desenvolver este produto para que a curto prazo possa ser alargado a todo o setor aeroespacial. A médio prazo, espera-se que este projeto seja ainda alargado a outras indústrias com problemas semelhantes ao nÃvel da energia, tais como grandes data centres, onde a energia consumida por software e subsistemas de armazenamento tem um grande impacto negativo a nÃvel financeiro e ambiental.
Data InÃcio: 1 setembro 2013
Equipa: João Alexandre Saraiva, António Nestor Ribeiro e Victor Francisco Fontes
Website do Projeto: GreenSSCM