Acções do Documento
CASTOR
Registo de Causalidade para Replicação Otimista em Sistemas DistribuÃdos Dinâmicos
O projeto Castor, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), teve como objetivo melhorar a tecnologia de suporte a sistemas de Cloud sujeitos a grande dinamismo, quer no número de clientes, quer no número de nós computacionais.
Em particular, a equipa pretendia melhorar o registo de causalidade, essencial no desenho de sistemas de coerência relaxada, e melhorar as caracterÃsticas de sistemas inspirados no Dynamo da Amazon, ao nÃvel do registo de causalidade e da gestão da reconciliação.
Como resultado da investigação no projeto foram desenvolvidas novas técnicas de registo de causalidade, Dotted Version Vectors e DVV Sets, bem como um tratamento unificado e determinista da reconciliação de dados, via Conflict-Free Replicated Data-Types (CRDT), numa colaboração com o projeto francês Concordant.
Atualmente estas duas tecnologias estão incorporadas numa base de dados comercial, Riak da Basho, e a tecnologia de CRDTs está em uso em diversas linguagens e sistemas, nomeadamente no Akka Data Replication da Typesafe, no Roshi da Soundcloud, e no Apollo da Facebook.