Secções
  Entrada HASLab Notícias & Eventos Notícias Projeto PRACTICE termina com avaliação excelente
Acções do Documento

Projeto PRACTICE termina com avaliação excelente

O projeto europeu PRACTICE (Privacy-Preserving Computation in the Cloud), onde o INESC TEC foi um dos parceiros, representado pelo Laboratório de Software Confiável (HASLab), terminou em 2016 com uma avaliação excelente da Comissão Europeia.

Este projeto europeu, levado a cabo na área da segurança da informação, teve como missão desenvolver tecnologias cloud que garantissem a privacidade dos dados. Ao contrário das soluções existentes no mercado, nas quais os fornecedores cloud e outros agentes internos têm acesso indiscriminado aos dados dos seus utilizadores, a tecnologia PRACTICE previne que estes agentes não autorizados tenham acesso a informação confidencial. Desta forma, esta tecnologia processa os dados em forma cifrada, potenciando assim novos modelos de negócio que explorem os benefícios económicos e tecnológicos da cloud.

A contribuição do HASLab assentou assim na construção de uma infraestrutura de computação segura formalmente verificada. Esta infraestrutura permite efetuar a especificação e a análise de segurança de aplicações desenvolvidas na cloud, converter os componentes das aplicações que manipulam dados privados em computações seguras e, por fim, executar computações seguras na cloud, utilizando protocolos criptográficos que garantam a privacidade total dos dados.

O HASLab foi ainda pioneiro no desenvolvimento de protocolos altamente eficientes que permitem delegar garantias de segurança em hardware confiável, sendo estes aplicáveis em tecnologias acessíveis, como nos processadores mais recentes oferecidos pela Intel.

Este projeto teve um financiamento global de cerca de € 7,5M e a última avaliação da Comissão Europeia decorreu em dezembro em Bruxelas, Bélgica.

INESC TEC, fevereiro de 2017

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-site
anuncio-contactos

Contactos

HASLAB +351 22 209 4000