Secções
  Entrada HASLab Notícias & Eventos Notícias Projeto Europeu LeanBigData chega ao fim com avaliação positiva
Acções do Documento

Projeto Europeu LeanBigData chega ao fim com avaliação positiva

O projeto europeu LeanBigData (Ultra-Scalable and Ultra-Efficient Integrated and Visual Big Data Analytics), onde o INESC TEC foi um dos parceiros, representado pelo Laboratório de Software Confiável (HASLab) e pelo Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG), terminou no mês passado com uma avaliação excelente pela Comissão Europeia, afirmando que o consórcio desenvolveu um trabalho científico muito bom, com resultados excelentes.

"Do it faster with less resources" – este é o mote do projeto que procura soluções de processamento de Big Data analiticamente, combinando as capacidades de dados operacionais e analíticos.

De forma a contrariar as desvantagens existentes de cada tipo de dados, o LeanBigData depara-se com três desafios, designadamente, os custos associados com a migração de dados operacionais para processamento analítico, a falta de integração de tecnologias existentes para lidar com grandes volumes de informação e os seus altos tempos de resposta, e o suporte insuficiente providenciado pelo utilizador final. Entre outros objetivos, o LeanBigData tenta desta forma lutar contra estes demasiado longos ciclos de análise.

O projeto pode ser aplicado em quatro áreas diferentes, incluindo o alinhamento de débitos diretos financeiros, a deteção de fraude bancária direta atempadamente e de uma forma eficiente, a monitorização e correlação de comportamento e previsão de falhas, publicidade direcionada, maximização de impactos e resultados em tempo real e, finalmente, a análise de redes sociais. 

Este projeto teve um financiamento global de cerca de € 4M e a última avaliação da Comissão Europeia decorreu em março, em Madrid, Espanha.

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-site
anuncio-contactos

Contactos

HASLAB +351 22 209 4000