Secções
  Entrada HASLab Notícias & Eventos Notícias Projeto europeu CoherentPaaS chega ao fim
Acções do Documento

Projeto europeu CoherentPaaS chega ao fim

Terminou no mês de outubro o projeto europeu CoherentPaaS (Coherent and Rich PaaS with a Common Programming Model), que conta com o Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC como parceiro.

De acordo com a avaliação final da Comissão Europeia, que decorreu em Madrid, os resultados foram “muito positivos”, tendo a equipa concretizado os objetivos delineados e levado a cabo “um excelente trabalho técnico”.

O CoherentPaaS teve como objetivo reduzir a complexidade existente na computação em nuvem, bem como contribuir para a coerência dos dados lá armazenados. Um dos grandes objetivos deste projeto europeu passou por combinar a Linguagem de Consulta Estruturada (SQL) típica de bases de dados relacionais, utilizada no armazenamento de dados em nuvem, com linguagens nativas de bases de dados NoSQL não relacionais, de forma a que fosse possível simplificá-las numa única linguagem para os programadores. Desta forma, mediante uma gestão de dados integrada, o CoherentPaaS oferece uma solução simples que reduz drasticamente as complexidades enfrentadas pelos programadores.

O projeto distingue-se da maioria dos projetos europeus, não só porque contou com um elevado número de parceiros (11 parceiros oriundos da Espanha, Grécia, França, Holanda, Reino Unido e Portugal), mas acima de tudo porque teve um nível de integração muito raro, isto é, o resultado final consistiu num sistema como um todo, com todos os componentes ligados entre si.

O CoherentPaaS teve a duração de três anos e recebeu mais de quatro milhões de euros da Comissão Europeia. Do HASLab estiveram envolvidos no projeto os investigadores Rui Oliveira (Administrador do INESC TEC), José Orlando Pereira, Ricardo Vilaça e Miguel Matos. Estes dois últimos são atualmente investigadores colaboradores no HASLab e trabalham na empresa LeanXCale.

Os investigadores do INESC TEC mencionados nesta notícia têm vínculo à UMinho.

INESC TEC, outubro de 2016

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-site
anuncio-contactos

Contactos

HASLAB +351 22 209 4000