Acções do Documento
Investigador INESC TEC publica pela primeira vez artigo na Communications of the ACM
Carlos Baquero, investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC e docente da Universidade do Minho, é o primeiro investigador do INESC TEC a publicar um artigo na revista especializada Communications of the ACM. O artigo, intitulado “Why logical clocks are easy”, foi publicado na edição de abril da revista.
No artigo, produzido juntamente com Nuno Preguiça, investigador do Nova Laboratory for Computer Science and Informatics, o investigador do HASLab aborda o tema da causalidade nos sistemas distribuídos, considerada uma componente essencial para compreender o mundo físico e as interações entre humanos.
De acordo com o trabalho levado a cabo pelos investigadores, num sistema computacional existem várias sequências de ações executadas em vários locais e, além disso, as relações causa-efeito nestas ações são fundamentais para o desenvolvimento de algoritmos. Tradicionalmente um tema complexo para os programadores, este trabalho coloca o enfoque na natureza da causalidade, recorrendo à noção de histórias causais, e mostrando como é que os vetores versão, os relógios vetoriais e outros mecanismos mais sofisticados permitem lidar com milhões de clientes a interagir simultaneamente com lojas na internet.
Este artigo é o resultado de uma profunda investigação na área da causalidade, tendo estes resultados já sido adotados por várias empresas internacionais, como por exemplo a SoundCloud (plataforma de música), a Basho (plataforma de Big Data), ou a Bet 365 (apostas online).
A Communications of the ACM é uma revista mensal da Association for Computing Machinery (ACM), e integra conteúdos relacionados com as áreas da Informática, Computação e Tecnologia da Informação. É considerada líder de mercado, sendo reconhecida como a fonte mais fiável e experiente nos temas relacionados com as suas áreas de especialização.
O investigador com ligação ao INESC TEC mencionado no corpo da notícia tem vínculo à U.Minho.
INESC TEC, abril de 2016