Secções
  Entrada HASLab Notícias & Eventos Notícias Investigador do INESC TEC distinguido com prémio “Proteção da Privacidade”
Acções do Documento

Investigador do INESC TEC distinguido com prémio “Proteção da Privacidade”

Manuel Barbosa, investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC, e docente na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi um dos investigadores que constituem a equipa de investigação europeia distinguida com o prémio “Proteção da Privacidade”.

Investigador do INESC TEC distinguido com prémio “Proteção da Privacidade”

Manuel Barbosa

Este prémio, atribuído pelo Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique (Inria) e pela Commission Nationale de l'Informatique et des Libertés (CNIL), foi instituído em 2016 e distingue artigos científicos que focam a temática da proteção da privacidade e da informação pessoal.

Juntamente com Manuel Barbosa, foram também distinguidos Michael Backes, Dario Fiore e Raphael M. Reischuk. Estes quatro investigadores foram os autores do artigo científico “ADSNARK: Nearly Practical and Privacy-Preserving Proofs on Authenticated Data”, que descreve um novo sistema que permite a realização de computações verificáveis por terceiros, sem que nada acerca dos dados originais seja divulgado, com exceção da sua autenticidade. 

O júri, constituído por sete membros, sublinhou a alta qualidade dos resultados e, particularmente, apreciou a preocupação dos autores em conciliar a teoria e a prática. Mais ainda, os resultados obtidos atendem a uma necessidade crescente e podem permitir uma melhor proteção da privacidade em áreas como as cidades inteligentes e a saúde. O artigo premiado foi ainda publicado na IEEE Security and Privacy Conference, em 2015.

O investigador com ligação ao INESC TEC mencionado nesta notícia tem vínculo à FCUP-UP.

INESC TEC, março de 2017

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-site
anuncio-contactos

Contactos

HASLAB +351 22 209 4000