Secções
  Entrada HASLab Notícias & Eventos Notícias INESC TEC participa no Programa Verão no Campus 2016 da U.Minho
Acções do Documento

INESC TEC participa no Programa Verão no Campus 2016 da U.Minho

Computação Sem Fonteiras é o nome da atividade organizada maioritariamente por investigadores do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC que promove as áreas da Informática e da Computação. Esta é já a 9ª edição do Verão no Campus da Universidade do Minho e as 24 vagas disponíveis para esta atividade foram preenchidas na sua totalidade.

Todos os anos, a Computação sem Fronteiras, que dura uma semana, tem como objetivo iniciar os alunos do ensino secundário na análise de problemas, na sua modelação abstrata e na construção de soluções algorítmicas. Os estudantes experimentam programar um computador para resolver problemas complexos, ao mesmo tempo que tomam contacto com a oferta formativa do Departamento de Informática da Universidade do Minho.

Os participantes desta edição, oriundos de várias escolas secundárias do norte do país, tiveram a oportunidade de aprender sobre uma linguagem de programação visual, designada Construct, que permite criar jogos web interativos.

Entre os dias 25 e 29 de julho, os alunos foram confrontados com vários problemas de complexidade crescente como, por exemplo, as Torres de Hanoi, que tiveram que implementar em várias linguagens de programação, nomeadamente Construct e Haskell.

Os alunos também tiveram a oportunidade de observar o funcionamento de várias máquinas calculadoras dos anos 50 e 60 e verificar como se converteram em software, bem como participar numa ação de sensibilização sobre a segurança da informação na web.

INESC TEC, julho de 2016

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-site
anuncio-contactos

Contactos

HASLAB +351 22 209 4000