Secções
  Entrada HASLab Notícias & Eventos Notícias INESC TEC lidera projeto europeu
Acções do Documento

INESC TEC lidera projeto europeu

O Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC viu ser recentemente aprovado o projeto SafeCloud (Secure and Resilient Cloud Architecture), que conta com um orçamento de mais de três milhões de euros.

Coordenado pelo HASLab, este projeto europeu foca a área das infraestruturas na cloud. Apesar das suas vantagens, estas estruturas ainda apresentam alguns desafios, nomeadamente ao nível da privacidade, integridade e segurança do armazenamento ou processamento de dados. O que o SafeCloud pretende fazer é assegurar que as tarefas de transmissão, armazenamento e processamento de dados são divididas por diferentes domínios que não conluiem, o que torna os dados mais seguros.

Outro objetivo é melhorar a privacidade e a segurança das comunicações na cloud, garantindo que os dados estão seguros e são processados pelos fornecedores de armazenamento na cloud, integrando mecanismos que não permitam manipular a integridade dos dados.

Para isso, os utilizadores podem escolher vários domínios administrativos e assim ter controlo absoluto sobre os seus dados. Espera-se que este projeto tenha um grande impacto na sociedade.

A equipa do HASLab conta com os seguintes investigadores: Rui Oliveira, José Pereira, Miguel Matos, João Paulo e Francisco Maia.

Além do INESC TEC, os parceiros deste projeto europeu incluem a Université de Neuchatel (Suíça), Technische Universität München e Cloud & Heat GMBH (da Alemanha), Cybernetica AS (Estónia), INESC-ID e Maxdata Software (Portugal).

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: U.Minho.

INESC TEC, maio de 2015

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-site
anuncio-contactos

Contactos

HASLAB +351 22 209 4000