Secções
  Entrada HASLab Notícias & Eventos Notícias INESC TEC cria a app de fotos mais segura do mercado
Acções do Documento

INESC TEC cria a app de fotos mais segura do mercado

A aplicação móvel de fotografias mais segura do mercado é portuguesa e foi desenvolvida por investigadores do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC.

Safecloud photos foi lançada no open day do haslab, no dia 8 de setembro

A SafeCloud Photos, que foi lançada no Open Day do HASLAB, no dia 8 de setembro, está disponível para download gratuito na Play Store (para Android) e na App Store (para iOS).

 safecloud  4
Porque é que a SafeCloud Photos é a app mais segura do mercado?

Porque consegue, por cada foto guardada pelo utilizador, produzir dois ou mais pedaços de informação, que espalha por diferentes serviços de armazenamento online, protegendo os dados mesmo se algum desses serviços é comprometido.

O principal fator diferenciador da SafeCloud Photos está relacionado com o modo como guarda as fotos na cloud.

Atualmente guardamos as nossas fotos em serviços como o Google Drive, Dropbox, OneDrive, entre outros, mas este processo não é seguro. Não só estamos a entregar as nossas fotos a empresas sobre as quais não temos nenhum tipo de controlo como sabemos que as fotos ficam também ao alcance de programas de vigilância governamentais tal como revelou Edward Snowden, o assistente técnico da CIA, em 2013.

 “Cada um dos pedaços em que a fotografia fica dividida não revela absolutamente nenhuma informação sobre a foto, que só pode ser acedida nos nossos dispositivos, pois apenas estes têm acesso simultâneo a todos os pedaços. Não existe, neste momento, nenhuma aplicação no mercado que ofereça o mesmo nível de segurança da SafeCloud Photos”, explica Francisco Maia, investigador do HASLab e um dos responsáveis pelo desenvolvimento da app.

 5  6

De acordo com o investigador, apesar de o foco principal da app ser a privacidade, a aplicação de fotografia pretende ser muito completa, permitindo ao utilizador beneficiar de uma privacidade elevada sem ter de abdicar das facilidades já oferecidas por outras aplicações no mercado.

O desenvolvimento desta app está a decorrer no âmbito da temática do projeto europeu SafeCloud, liderado pelo INESC TEC, e que vai contar com €3M vindos da Comissão Europeia para combater a violação de dados privados quando se utilizam serviços cloud.

O lançamento da app e o Open Day do HASLab

O lançamento da SafeCloud Photos decorreu durante o Dia Aberto do HASLab, que teve lugar no edifício sede do INESC TEC, no dia 8 de setembro.

 7  8

O Open Day teve início às 09h30, com uma mensagem do presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, José Manuel Mendonça, e uma apresentação do HASLab, por Manuel Barbosa, um dos coordenadores do laboratório e docente no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

 9  10

“A Qualidade do Software” foi o grande tema em discussão pelas 11h00. Para o debate foram convidadas cinco empresas de referência na área do software – OutSystems, Critical Manufacturing, Feedzai, Primavera e i2S.

Para José Nuno Oliveira, investigador do HASLab e docente na Universidade do Minho, que moderou a discussão, o problema da qualidade do software acaba por ser, como tantos outros, um problema de educação.

“Por muito que as profissões que requerem sólida formação em matemática continuem bem posicionadas nas listas de empregabilidade, temos de concordar que a matemática não está a passar, no ocidente, tempos fáceis. O que dificulta a compreensão da tese que afirma que o software se rege afinal por leis matemáticas e que (como costumo dizer nas minhas aulas) mais não é do que ‘matemática em movimento’. Infelizmente, o problema que persiste é de difícil solução por serem diminutas as instituições que ensinam modelação matemática em projeto de software. Assim se conclui que o problema da qualidade da programação acaba por ser, como tantos outros, um problema de educação. Indústria e universidades precisam de voltar a encontrar-se para o encarar de frente, tal como há 50 anos”, explica o investigador.

 11  12

No “Open Day HASLab 2016” foram ainda expostos trabalhos de investigadores e alunos desenvolvidos na área do software confiável.

 13  14

Depois do lançamento da aplicação móvel SafeCloud Photos, que decorreu por volta das 15h00, pelos investigadores Francisco Maia e João Paulo, o outro coordenador do HASLab, Alcino Cunha, ficou responsável pela sessão de encerramento.

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UP-FEUP, à UP-FCUP e à U. Minho.

INESC TEC, setembro de 2016

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-site
anuncio-contactos

Contactos

HASLAB +351 22 209 4000