Secções
  Entrada HASLab Notícias & Eventos Notícias HASLab participa no programa Verão no Campus 2017 da UMinho
Acções do Documento

HASLab participa no programa Verão no Campus 2017 da UMinho

A Computação Sem Fronteiras é uma atividade que, integrada do Verão do Campus da U.Minho, tem por objetivo promover as áreas da Informática e da Computação junto dos alunos do ensino secundário.

A sua 10ª edição, que teve lugar na última semana de julho, envolveu maioritariamente investigadores do HASLab – Laboratório de Software Confiável do INESC TEC e as suas 24 vagas disponíveis foram preenchidas na totalidade.

Todos os anos, durante uma semana, a Computação Sem Fronteiras tem como objetivo iniciar os alunos do ensino secundário na análise de problemas, na sua modelação abstrata e na construção de soluções algorítmicas. Desta forma, os estudantes experimentam programar computadores para resolver problemas complexos, ao mesmo tempo que tomam contacto com a oferta formativa do Departamento de Informática da Universidade do Minho.

Os participantes desta edição, oriundos de várias escolas secundárias do norte e sul do país, tiveram a oportunidade de aprender a utilizar calculadoras mecânicas dos anos 50 e 60 e verificar como se converteram em software. Além disso, os alunos foram confrontados com vários problemas de complexidade crescente como, por exemplo, a “bola pinchona”, a “sonda à boleia de um planeta” e o problema das Torres de Hanoi, que tiveram que implementar na linguagem de programação Haskell.

A Criptografia, a Computação Distribuída e a Robótica foram também áreas abordadas nesta atividade, através de tarefas práticas. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de analisar e modelar interfaces para dispositivos médicos através de exemplos práticos de interfaces de bombas de infusão.

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-site
anuncio-contactos

Contactos

HASLAB +351 22 209 4000