Secções
  Entrada HASLab Notícias & Eventos Notícias Centro do INESC TEC acolhe alunos do Programa “Os Melhores Alunos na UMinho 2016”
Acções do Documento

Centro do INESC TEC acolhe alunos do Programa “Os Melhores Alunos na UMinho 2016”

O Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC acolheu, de 29 a 31 de março, os alunos das Escolas Secundárias do distrito de Braga que escolheram o HASLab como centro de investigação para vivenciar a atividade de um investigador na área da Informática. O acolhimento decorreu no âmbito do programa “Os Melhores Alunos na UMinho”.

Durante três dias, Ana Macedo e Luís Fernandes, que integraram este programa, tiveram a oportunidade de produzir um artigo científico, passando por todas as fases do processo de investigação desenvolvido na área de atuação do HASLab.

melhores alunos da uminho

Com o tema da atividade “A segurança e privacidade da informação nos dias de hoje”, os alunos puderam conhecer o projeto europeu SafeCloud, que tem como principal objetivo propor novas soluções de armazenamento e processamento de informação digital que permitam oferecer total privacidade e segurança aos seus utilizadores. Para Luís Fernandes, “investigar este tema é muito importante, dado que a internet é algo que usamos diariamente, e nem sempre temos a noção de alguns dos perigos que corremos ao divulgarmos dados inapropriadamente”, afirma o estudante.

No âmbito da iniciativa, os alunos também fizeram uma pesquisa literária sobre o tema e aprenderam a utilizar o Python, uma linguagem de programação muito flexível e com uma sintaxe simples e intuitiva. Finalmente, Ana Macedo e Luís Fernandes aprenderam como se constrói um artigo utilizando a ferramenta LateX, artigo este que foi revisto por investigadores do HASLab, simulando assim uma revisão por pares. Para Ana Macedo, “termos redigido o nosso próprio artigo foi um dos pontos positivos desta atividade”.

O Programa “Os Melhores Alunos na Universidade do Minho” é uma iniciativa destinada aos estudantes das Escolas Secundárias do distrito de Braga, que obtiveram, no ano anterior, as melhores classificações.

INESC TEC, abril de 2015

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-site
anuncio-contactos

Contactos

HASLAB +351 22 209 4000