Secções
  Entrada HASLab Notícias & Eventos Notícias Arrancam no INESC TEC mais dois projetos de engenharia de software
Acções do Documento

Arrancam no INESC TEC mais dois projetos de engenharia de software

O Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC iniciou este mês dois novos projetos, o TRUST e o DaLí, nas áreas da engenharia de software. Os projetos, que arrancaram nos dias 19 e 20 de setembro na Universidade do Minho, contam com um financiamento de 250 mil euros.

O projeto TRUST (Conceção de Software Confiável usando Alloy) tem como objetivo propor extensões e novas ferramentas para a linguagem Alloy, uma das mais populares linguagens de especificação formal usadas na fase de conceção de software, por forma a simplificar a especificação e validação de requisitos em sistemas críticos complexos.

O TRUST é liderado por Alcino Cunha, co-coordenador do HASLab, e conta com Queen Mary University of London (EECS-QMUL), no Reino Unido, e o Office National d’Études et de Recherches Aérospatiales (ONERA), na França, como parceiros.

O DaLí (Lógicas dinâmicas para sistemas híbridos: para uma metodologia de desenvolvimento orientado a contratos) tem como objetivo o desenvolvimento de sistemas complexos pelo uso e geração de lógicas. A metodologia tem por foco os sistemas híbridos como, por exemplo, os sistemas computacionais dedicados à gestão de processos físicos. Tem como responsável Alexandre Madeira, investigador pós-doutorado do HASLab. A Universidade de Aveiro é parceira neste projeto.

O TRUST e o DaLí contam com financiamento FEDER, através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), e de Fundos Nacionais, através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo à Universidade do Minho e ao INESC TEC.

INESC TEC, setembro de 2016

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-site
anuncio-contactos

Contactos

HASLAB +351 22 209 4000